Georgios Papanikolaou é homenageado pelo Google

2
1126

O Google está exibindo um doodle especial em homenagem a Georgios Papanikolaou. O citopatologista grego, conhecido por desenvolver o exame médico “Papanicolaou”, completaria hoje 136 anos.

História de Georgios Papanikolaou


Nascido na ilha grega de Eubéia, em 1883, Papanikolaou cresceu como filho de um médico. Embora ele inicialmente tenha estudado música e ciências humanas, ele mais tarde escolheu seguir os passos de seu pai e entrar no campo da medicina.

Papanikolaou começou a faculdade de medicina aos 15 anos e, após a formatura, serviu como cirurgião do exército nas guerras dos Bálcãs.

Em 1913, ele imigrou para os EUA com sua esposa, Andromachi Mavroyenis. O casal inicialmente lutou para se sustentar – Georgios vendia tapetes, tocava violino em restaurantes e Mary costurava botões por cinco dólares por semana – até ser recrutado como pesquisador na Universidade de Cornell.

Lá, Georgios trabalhou ao lado de sua esposa, que serviu como técnico e, às vezes, como sujeito de teste.

O avanço científico dos casais veio depois de recrutar um grupo de amigos próximos para participar de um estudo para sua pesquisa, que envolveu a realização de exames de Papanicolau.

Durante o estudo, Papanikolaou detectou células malignas e diagnosticou o câncer do colo do útero. Ainda hoje amplamente utilizado, o simples e baixo custo do exame de Papanicolaou possibilita a detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres.

Nomeado duas vezes para o Prêmio Nobel, Papanikolaou recebeu o Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Clínica em 1950 e seu retrato apareceu na nota grega de 10.000 dracmas, bem como um selo postal de 1978 nos EUA.

Um instituto de pesquisa de câncer de Miami que o contratou no final de sua carreira também foi renomeado em sua homenagem.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle Pixel 3a é o seu próximo celular
Próximo artigoGoogle lança plataforma de Viagens
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Google…Pela belissima homenagem ao um grande benfeitor da Humanidade em especial para as MULHERES… Uma alma levantada pelo ALTISSIMO…para com sua mente…equacionar uma enfermidade fatal para as mulheres…Parabéns Google… continue assim parabenizando e dando HONRA a quem merece HONRA ..

  2. Bom dia,
    bonita homenagem ao cientista Georgios Papanikolaou e sua contribuição para medicina e para as mulheres, porém aqui no Brasil a data de hoje também representa um marco importante na história deste país, neste dia a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, libertando assim brasileiros da escravidão, mesmo que por pressões internacionais, deveria ser lembrada, todavia o que dezesseis anos de ideologia já apagou de nossa História.

Comente!