Empresa brasileira é uma das vencedoras do Desafio Google de Impacto em IA

0
225

Durante o Google I/O 2019, o Google anunciou os 20 vencedores que irão dividir uma bolsa de 25 milhões de dólares oferecida pelo Google.org.

A América Latina marcou presença com dois vencedores. Além do Brasil, pesquisadores da Colômbia também estão entre os premiados.


Os projetos ganhadores abordam questões nas áreas de saúde, economia e empoderamento, proteção e conservação ambiental, educação, desinformação, além de crise e respostas a emergências.

Além do dinheiro, as empresas receberão crédito e consultoria do Google Cloud, orientações de especialistas em IA do Google e um programa de aceleração criado sob medida pelo Google Developers Launchpad.

Hand Talk

Os vencedores Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, de Maceió (AL), foram classificados, ao lado de mais 20 projetos, dentre 2602 inscrições de 119 países.

A iniciativa atende pessoas surdas e com deficiência auditiva que lutam para ler e escrever, e dependem amplamente da linguagem de sinais para se comunicar.

Com a vitória, a empresa ganhou o aporte de aproximadamente R$ 3 milhões de de reais (US$ 750 mil).

A Hand Talk usa a inteligência artificial para traduzir o português para a Língua Brasileira de Sinais, com a ajuda de um avatar digital chamado Hugo.

Essa ferramenta possibilita a comunicação digital para surdos e deficientes auditivos brasileiros, além de aumentar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.

O serviço consiste em dois produtos principais: o Tradutor de sites, uma ferramenta prática que resolve a falta de acessibilidade de uma forma simples: ao ativar o tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo, um simpático intérprete, que traduz os textos dos websites para a língua de sinais.

Contando já com mais de dois milhões de downloads, o segundo produto, que é o aplicativo para mobile, traduz texto e voz automaticamente do português para Libras.

O app também conta com uma função dicionário para sinais educativos, o que é muito útil para estudantes surdos durante o processo de aprendizagem.

O Desafio Google de Impacto em IA foi lançado como parte da iniciativa de Inteligência Artificial para o Bem Social para ajudar organizações sem fins lucrativos e ONGs a fazer uso prático da inteligência artificial para enfrentar grandes problemas da humanidade.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAndroid Auto ganha nova interface
Próximo artigoTodas as novidades anunciadas no Google I/O 2019
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

Comente!