Smartphones com sistema operacional Android na versão 7 ou superior pode funcionar como uma chave de segurança gratuita para proteger contas do Google pessoais ou corporativas. O recurso está disponível em beta.
O Google já bloqueia automaticamente a maioria das tentativas de login em contas por pessoas mal-intencionadas, mesmo que um invasor tenha login ou senha, mas é importante aumentar ainda mais a segurança com a verificação em duas etapas.
O motivo é simples: o phishing é um dos vetores de ataque mais comuns na web e um dos principais fatores que levam à exposição de dados de empresas. Além de ser importante no ambiente corporativo, o recurso também ajuda a proteger contas de ativistas e jornalistas de ataques.
Verificações em duas etapas
Atualmente, a maioria dos sistemas utiliza um login e uma senha como principal método de acesso.
Na verificação em duas etapas, em que um usuário precisa provar sua identidade por “algo que só ele conhece”, que é a senha que ele utiliza, além de “algo que só ele tem”, neste caso o smartphone Android, torna o acesso às contas mais seguro.
Uma chave de segurança possui um segredo criptografado usado para provar que trata-se da sua chave quando seu dispositivo é usado para verificar o endereço do site que o usuário está acessando, o que a torna altamente resistente contra ataques de phishing.
Quando uma pessoa a utiliza, o navegador se comunica com a chave de segurança por meio da entrada USB ou conexão NFC ou Bluetooth para verificar sua identidade.
No caso do Android, o padrão FIDO, o mais forte disponível no mercado atualmente, foi utilizado para estabelecer a comunicação entre a chave de segurança e o navegador.
Na prática, o sistema exige que, além de informar a senha, o usuário desbloqueie seu smartphone Android durante tentativas de login suspeitas ou não reconhecidas. Confira, no infográfico abaixo, como o sistema funciona:
É recomendável registrar pelo menos duas chaves de segurança para a conta, para que ainda possa fazer login se uma delas for perdida ou se o computador que o usuário estiver utilizando não oferecer conexão Bluetooth. Você pode usar seu telefone Android como a chave de segurança principal e obter uma segunda chave de segurança FIDO de vários fornecedores, incluindo a chave de segurança Titan, também oferecida pelo Google.
Como ativar o Android como chave de segurança
Para ativar a chave de segurança do telefone é necessário um smartphone com o Android 7 ou superior e um computador com o Chrome OS, macOS X ou Windows 10 habilitado para Bluetooth e com navegador Chrome instalado.
- Faça login na sua conta do Google no smartphone Android e ative o Bluetooth;
- No seu computador, acesse myaccount.google.com/security;
- Selecione a verificação em duas etapas;
- Clique em “Adicionar uma chave de segurança”;
- Escolha seu telefone na lista de dispositivos disponíveis.