O que o Google já revelou sobre o Android Q

0
258

O Google anunciou o segundo preview do novo Android Q, que será oficialmente anunciado em maio, durante o Google I/O.

Previews são versões beta disponibilizadas para que os desenvolvedores possam testar e se preparar para as novidades.


O primeiro preview revelou um reforço na proteção da privacidade do usuário, além de mair controle sobre o acesso da localização por apps. Já o segundo, trouxe novas formas de interagir com a tecnologia ‘bubbles’.

Bubbles: uma nova forma de multitarefa

A ‘bubbles’ ajuda os usuários a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Com a ‘bubbles’, o usuário tem fácil acesso ao aplicativo que ele quer interagir em profundidade, sem ter que parar o que estava fazendo.

O recurso permitindo que o usuário mantenha conversas importantes em destaque. Além disso, a ‘bubbles’ também pode trazer acesso a notas, lembretes e traduções de forma mais conveniente e fácil.

Privacidade

No Android Q, o Google traz ainda mais melhorias para proteger os usuários. Muitas das novidades fazem parte do Project Strobe, um projeto anunciado no final de 2018 com o objetivo de garantir que os usuários tenham a certeza de que seus dados estão seguros.

Mais controle sobre a localização: como nas versões anteriores do Android, os aplicativos só podem obter a localização depois que o app solicitar permissão e o usuário conceder.

O Android Q permitirá que os usuários dêem aos aplicativos permissão para nunca ver a localização deles, somente quando o aplicativo estiver em uso (em execução) ou o tempo todo (quando estiver em segundo plano).

Mais proteção para sua privacidade: além das alterações de localização, esta versão do Android traz atualizações adicionais para garantir a transparência, fornecer controle aos usuários e proteger seus dados pessoais.

A nova versão oferece aos usuários ainda mais controle sobre os aplicativos, como o acesso a arquivos compartilhados, fotos, vídeos ou coleções de áudio por meio de novas permissões de tempo de execução. Para downloads, os aplicativos devem usar o seletor de arquivos do sistema, que permite ao usuário decidir quais arquivos de download o aplicativo pode acessar.

Notificações

O Android Q também previne interrupções de quando um app aparece na tela inesperadamente. Caso ele precise chamar a atenção do usuário com urgência, como no caso de ligações ou alarmes, o desenvolvedor poderá usar notificações de alta prioridade.

Comente!