Google celebra o Movimento Bauhaus

0
1376

O Google está celebrando o 100º aniversário do Movimento Bauhaus com um logotipo especial em sua página inicial.

Movimento Bauhaus


Ao longo do século XX, vários estilos de arte de vanguarda ajudaram a moldar a arte moderna. Embora muitos desses gêneros – incluindo o surrealismo baseado no subconsciente e o expressionismo abstrato – o movimento da Bauhaus abrangia uma ampla gama de materiais e disciplinas.

Variando de pinturas e gráficos a arquitetura e interiores, a arte da Bauhaus dominou a arte européia ao longo das décadas de 1920 e 1930. Embora seja mais associado à Alemanha, atraiu e inspirou artistas de todas as origens.

Hoje, sua influência pode ser encontrada na arte e no design em todo o mundo, seja dentro das paredes de um museu ou em uma rua suburbana.

O que é a Bauhaus?

Bauhaus – literalmente traduzido para “casa de construção” – originou-se como uma escola alemã de artes no início do século XX. Fundada por Walter Gropius, a escola acabou se transformando em seu próprio movimento de arte moderna caracterizado por sua abordagem única à arquitetura e ao design.

Hoje, a Bauhaus é reconhecida por sua estética única que combina de forma criativa as artes plásticas com artes e ofícios, bem como sua influência duradoura na arte moderna e contemporânea .

História

Em 1919, o arquiteto alemão Walter Gropius fundou a Staatliches Bauhaus , uma escola dedicada a unir todos os ramos das artes sob o mesmo teto.

A escola funcionou como um centro para os criativos mais experimentais da Europa, com artistas conhecidos como Josef Albers, Wassily Kandinsky e Paul Klee, oferecendo sua experiência como instrutores.

Comente!