Antes da web, os adolescentes costumavam trocar mensagens por meio de bilhetes dentro da sala de aula. Amassados ou dobrados, as mensagens eram, então, encaminhadas com a ajuda dos amigos.
Agora, anos mais tarde e com a internet disponível em todos os lugares, o Google Docs tem sido usado como plataforma para bate-papo e troca de bilhetes entre garotos e garotas.
A preferência pelo uso do editor de documentos do Google, frente aos tradicionais comunicadores instantâneos, se deve ao bloqueio dos aplicativos em redes internas.
Além disso, a popularização dos Chromebooks como ferramenta de ensino impulsiona o uso do Google Docs – serviço que conta com a preferência dos professores em exercícios colaborativos.
Bate-papo no Google Docs
Com o bloqueio dos comunicadores instantâneos e o uso em larga escala dos Google Docs, muitos encontraram no editor de documentos uma forma de conversar e trocar mensagens sem que o professor/escola percebam.
“Eles aproveitam o fato de que o Google permite que os usuários realcem determinadas frases ou palavras e façam comentários sobre elas por meio de uma caixa pop-up à direita”, diz o The Atlantic.
“Elas clonam o documento do Google compartilhado pelo professor e, em seguida, conversam nos comentários , então parece ao espectador casual que elas estão apenas fazendo anotações sobre o plano de aula”.
Caso um professor se aproxime para dar uma olhada, basta clicar no botão “Resolver” para que toda a troca de mensagem desapareça.
2 comments
Como diz aquela frase célebre do Dr Ian Malcolmn: “Life finds a way”
Usava esse esquema em 2006~2007, quando o Docs era Writely :)