Maiores invenções da humanidade no Google Arts & Culture

0
106

O Google anunciou, em parceria com 110 instituições e fundações da área de ciência e tecnologia de 23 países, entre elas a Nasa e o CERN, que a plataforma Google Arts & Culture irá contar com a maior exibição virtual das maiores invenções da humanidade, com o uso de recursos como Realidade Aumentada e Machine Learning.

“A mostra ‘Once Upon a Try‘ revela histórias sobre a criatividade humana e grandes descobertas que abrangem milhares de anos – de ferramentas antigas à inteligência artificial, da observação das estrelas ao Telescópio Espacial Hubble”, diz a empresa.


“Com a curadoria das instituições parceiras, mais de 200.000 registros históricos, artefatos e vídeos sobre grandes descobertas e invenções da humanidade foram digitalizados e divididos em quase 400 exposições virtuais”.

Com a plataforma, o Google oferece novas maneiras interativas de aprender sobre os maiores avanços da humanidade e também inspira a ajudar uma nova geração de inventores e criadores.

O lançamento, segundo a companhia, faz parte da missão do Google de organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todos.

Alguns destaques:

Big Bang em app de Realidade Aumentada

Testemunhe o nascimento do universo na palma da sua mão e experimente sua evolução até hoje em realidade aumentada em 360 graus, com Tilda Swinton como sua guia. Este novo aplicativo (Android e iOS) de realidade aumentada foi desenvolvido em colaboração com os físicos de partículas do CERN e é narrado por Tilda Swinton. (Narration and subtitles in EN, IT, FR, DE.)

Universo visual da NASA com a experiência de machine learning

Explore o arquivo da NASA de 127.000 fotografias históricas de uma forma nova e empolgante, impulsionado pelo aprendizado de máquina do Google. Junte-se aos astronautas da NASA, Kathryn Sullivan e Charles Bolden, em realidade virtual, enquanto eles revisitam o ônibus espacial e sua missão de lançar o Telescópio Espacial Hubble em órbita.

A evolução da chuteira – Museu do Futebol (Brasil)

Essa exposição traça um panorama pela história do calçado do esporte mais popular do país. Saiba como aconteceu a adaptação do calçado para as terras brasileiras e conheça as famosas casas de artigos esportivos. Confira também o estilo e as homenagens feitas aos jogadores desde 1921. (em português)

Cartas de Albert Einstein para grandes cientistas franceses (Académie des Sciences, FR)

Descubra uma coleção, inédita na internet, de 100 notas de correspondência de Einstein com cientistas franceses, como Marie Curie.

O primeiro mapa da América

Esse é o primeiro mapa feito do Novo Mundo, por Juan de la Cosa, um marinheiro medieval espanhol. Ele foi desenhado à mão em 1508 em couro de bezerro, ou pergaminho, como era de costume para todos os tipos de documentos medievais.

Telescópio de Galileu

Feito em 1609-10, é o primeiro telescópio criado para observar o céu. Enquanto Galileu não inventou tecnicamente o telescópio (o crédito é do fabricante de lentes holandês Hans Lippershey), Galileu Galilei foi o primeiro a apontar sua obra magnífica para o céu, identificando montanhas e crateras na lua, a Via Láctea, os anéis de Saturno e as quatro luas de Júpiter.

A maior máquina já construída – Large Hadron Collider

Faça um tour pelos 27 km de comprimento do Large Hadron Collider, o maior e mais potente acelerador de partículas do mundo, e a maior máquina da Terra, no Street View.

Por dentro do Ônibus Espacial Discovery em realidade virtual

Junte-se aos astronautas da NASA, Kathryn Sullivan e Charles Bolden, em realidade virtual, enquanto eles revisitam o Ônibus Espacial Discovery e sua missão de lançar o Telescópio Espacial Hubble em órbita.

Comente!