Google oferece dicas para aproveitar a Black Friday com segurança

0
45

Além do cuidado com as ofertas questionáveis, o Google divulgou dicas para tornar a Black Friday mais segura e evitar que os usuários acabem se envolvendo com phishing ou outras atividades que buscam roubar informações pessoais importantes, como senha ou dados bancários.

“Black Friday chegou e como a data é uma ótima oportunidade para o e-commerce, muitos varejistas oferecem descontos que estimulam ainda mais as compras on-line. Porém, é preciso ter cuidado com sites maliciosos que podem acabar gerando uma experiência ruim ao usuário”, diz a empresa.


Confira as dicas oferecidas pelo buscador:

  • Preste atenção na barra de endereço do navegador. Sempre verifique cuidadosamente o URL para garantir que você só insira seus dados em sites ou apps legítimos. Antes de enviar qualquer informação, verifique se o URL do site começa com “https”.
  • Fique atento a solicitações de informações pessoais. Se pedirem dados além do que é normalmente exigido para comprar um produto, como número da conta bancária, respostas a perguntas de segurança ou senhas, tome cuidado, pois isso pode indicar uma tentativa de phishing.
  • Na Black Friday, até mesmo bancos anunciam promoções. Mas é sempre bom ter em mente que os bancos nunca pedem para você compartilhar sua senha por e-mail, por exemplo. Se receber alguma mensagem com esse tipo de pedido, não clique nos links e não faça o download de nenhum arquivo.
  • Tome cuidado com golpes. A Black Friday se caracteriza por oferecer grandes descontos em uma enorme variedade de produtos e serviços. No entanto, mesmo nesta data algumas ofertas são boas demais para serem verdade. Se estiver em dúvida sobre alguma mensagem recebida por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens, não clique nos links suspeitos. Digite o endereço do site diretamente no navegador e confira se a oferta realmente está disponível.
  • Procure conexões seguras antes de digitar informações confidenciais. Verifique se a conexão aos sites acessados é segura, especialmente quando você quiser inserir informações confidenciais como uma senha ou o número do cartão de crédito. Se o URL for seguro, o navegador Chrome mostrará um ícone cinza de cadeado fechado no campo do URL. O HTTPS protege você ao criar uma conexão segura entre seu navegador ou app e os sites acessados.
  • Impeça que aplicativos potencialmente nocivos sejam instalados no seu smartphone. Às vezes, somos encorajados a baixar aplicativos para aproveitar as melhores promoções da Black Friday. Mas também é importante ter cuidado e só fazer o download desses apps a partir de uma fonte oficial e confiável. Além disso, só permita o acesso a dados confidenciais, como seu local e suas fotos, aos aplicativos nos quais você confia.

 

Comente!