Google e Band criam “Sala Digital” para a cobertura do debate

2
371

Google e Band anunciaram uma iniciativa inédita no Brasil, a “Sala Digital”, um espaço de 300 metros quadrados construído ao lado do estúdio principal, estará disponível para jornalistas e convidados.

A ideia, segundo as empresas, tem como objetivo fornecer através do Google Trends (tendências de busca), dados que mostrem em tempo real a repercussão do debate na internet para aqueles que estiverem acompanhando o debate entre presidenciáveis.


“Estamos dando ao eleitor um poder de análise que ele nunca teve durante um debate, com números mostrando como cada candidato aparece na web. As análises vão permitir que a estratégia digital dos concorrentes seja observada”, afirma André Luiz Costa, diretor executivo de jornalismo da Band.

“A ideia é funcionarmos com uma ‘segunda tela’ mesmo, repercutindo temas quentes do debate e também assuntos relacionados aos candidatos. Vamos conseguir saber quem mais movimentou as buscas minuto a minuto, os tópicos mais ligados a cada candidato e também os assuntos de maior interesse em cada região, por exemplo”, explica Marco Túlio, coordenador do Google News Lab Brasil.

Os gráficos e as análises da Sala Digital também estarão disponíveis em um site público, preparado especialmente para o debate, com gráficos interativos e em tempo real.

A partir das 17 horas desta quinta-feira, o conteúdo poderá ser acessado em g.co/debatebandtrends e os usuários poderão compartilhar as visualizações interativas em redes sociais e incorporá-las em páginas da web.

“A parceria com a Bandeirantes está em linha com nossa missão de organizar a informação e torná-la acessível e nosso objetivo de contribuir para a construção de um processo eleitoral transparente, no qual os brasileiros conheçam bem seus candidatos e tomem uma decisão informada na hora de votar”, afirma Eduardo Brandini, coordenador de Mídia e Entretenimento do YouTube para o Brasil.

O debate entre os presidenciáveis realizado pela Band também será transmitido simultaneamente no canal da emissora no YouTube. A transmissão poderá ser acessada em YouTube.com/BandJornalismo ou direto na Busca do Google por palavras-chave como “debate”, “debate presidencial”, “debate presidencial 2018”, entre outras.

Participam do debate mediado por Ricardo Boechat os candidatos Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro(PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante o mapa de interesse do eleitor durante o debate. Parabéns.

  2. A Band convidou o Lula, bandido condenado, preso e inelegível, para esse debate. Está mais do que provado a tendência completamente esquerdopata desses retardados.

Comente!