As novidades do Android Pie, a próxima geração do Android

0
322

O Google anunciou a chegada da próxima geração do Android: o Android Pie (“Torta” em português). Não foi desta vez que conseguimos emplacar o Android Paçoca.

A nova versão da plataforma contempla a inteligência artificial como foco central do sistema operacional, incluindo destaque para novas características inteligentes.


Com a AI em seu núcleo, o Android 9 é capaz de aprender e se adapte às suas necessidades. Confirma algumas das novas funções:

  • Bateria Adaptativa: usa o deep learning para entender os padrões de uso e priorizar a bateria para os aplicativos e serviços que importam para cada pessoa.
  • Brilho Adaptativo: aprende como cada pessoa gosta de definir o controle de brilho, considerando a iluminação do ambiente ao redor, e faz isso de uma maneira eficiente em termos de consumo de energia.
  • Ações nos Apps: prevê as suas próximas ações, para que você possa realizá-las de forma mais rápida. A partir de agora, se você fizer algo como conectar seus fones de ouvido, a playlist que você estava ouvindo mais cedo ficará em destaque.
  • Slices* traz parte da interface de usuário de um aplicativo quando você mais precisar, como a Busca do Google. Quando você pesquisa por “Lyft”, por exemplo, verá os preços da carona para casa e o tempo estimado de chegada ali mesmo. *Estará disponível no próximo trimestre.

O Android 9 também possui um toque especial em simplicidade, trazendo uma interface de usuário “mais simples e acessível”.

  • Novo sistema de navegação: com um único e simples botão de início é possível deslizar para cima a partir de qualquer tela para ver os apps recém usados e acessá-los novamente com um simples toque. A seleção inteligente de texto agora reconhece o significado do texto que você está selecionando e sugere ações relevantes.
  • Mudanças pequenas, mas úteis, por toda parte: Android 9 traz Configurações Rápidas redesenhadas, capturas de tela melhores, controles de volume simplificados, um botão de confirmação de rotação e uma maneira mais fácil de gerenciar notificações.
  • Painel de controle mostra o tempo que está passando no dispositivo, incluindo tempo gasto em aplicativos, quantas vezes você desbloqueou o seu telefone e quantas notificações recebeu.
  • App Timer permite que você limite o tempo em aplicativos. Ele vai te dizer quando estiver perto do seu tempo limite e depois deixar o ícone do app cinza para te lembrar da sua meta.
  • Wind Down permite ativar a Iluminação Noturna quando escurecer, ativar a função Não Perturbe e deixar a tela em escala de cinza na hora que você decidir ir deitar para te ajudar a lembrar de dormir na hora que você quiser.

Comente!