Google implementa código Morse no teclado Gboard para IOS

1
137

O Google anunciou a chegada de uma funcionalidade decódigo Morse na versão do Gboard para iOS.

“A equipe do Gboard trabalhou em conjunto com Tania Finlayson, especialista em tecnologia assistiva de código Morse, para criar e testar esse recurso para o teclado móvel”, disse a empresa durante o anúncio.


Tania, que nasceu com paralisia cerebral, é a designer e co-desenvolvedora do TandemMaster, um dispositivo que criou com seu parceiro Ken e ajuda de seu irmão e um engenheiro para se comunicar com o mundo. Ela é especialista em código Morse e tecnologia assistiva e se comunica através do código desde os anos 80.

O buscador também anunciou melhorias na versão de código Morse existente no Gboard para Android, incluindo uma experiência de digitação aprimorada, um novo mini modo para o teclado e a inclusão de caracteres não alfabéticos (como “%”).

“Esse é mais um exemplo de como o aprendizado de máquina e a inteligência artificial têm sido usados para melhorar a vida das pessoas”, diz a companhia.

1 COMENTÁRIO

  1. PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA JÁ PODEM USAR CÓDIGO MORSE NO GBOARD, MAS AINDA FALTA O BRAILLE FUNCIONAL NO ANDROID!
    Por que isto é importante
    Muitos deficientes visuais ainda são alfabetizados no Braille, e o Soft Braille Keyboard é o 1º teclado braille verdadeiramente funcional no Android.
    Mas e o Brailleback?! Apenas um driver Android para linhas braille, o que obriga o usuário adquirir, e ainda levar consigo, mais um acessório extra.
    Porém, para o braille funcional no Android, ainda se tem que desativar/ativar o Talkback, um grande empecilho para o Braille no sistema da Google.
    Mas, tal qual o Código Morse, o Google pode também integrar no GBoard o Soft Braille Keyboard, um teclado de código aberto com Licença Apache 2.0.
    Com isso, por exemplo, fica mais fácil automatizar a desativação/ativação da exploração por toque no Talkback, para o Braille funcional no Android.
    Por favor, assine essa petição, compartilhe com todos os seus amigos, e colabore com a gente! Em favor do Braille funcional no Android também!
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Google_Inc_Talkback_Development_Team_Google_Disability_Support_Team_PRECISAMOS_DO_BRAILLE_NO_ANDROID_TAMBEM/

Comente!