Google Sheets oferece melhor análise e visualização de dados

0
227

GSuite, a plataforma de ferramentas corporativas do Google, ampliou suas funções e anuncia gravador de comandos baseado em nuvem no Google Sheets, não sendo mais necessário fazer o download de arquivos para acessar suas macros.

“Com recursos robustos de formatação de dados, incluindo agrupamento de linhas e impressão de quebras de página, novidade permitirá que clientes gravem ações e possam reproduzi-las por meio de comandos, sem precisar realizar o trabalho manualmente por mais de uma vez ao dia”, diz a empresa.


O gravador de comandos traz autonomia para a execução de tarefas repetitivas, por exemplo, como a formatação de novas importações de dados. A novidade permite gravar ações e reproduzi-las, sem precisar escrever um a um novamente.

“Digamos que você precise formatar novas importações de dados ou criar o mesmo gráfico em várias planilhas de dados trimestrais. Repetir as mesmas etapas manualmente pode levar horas, mas agora é possível gravar essas ações e utilizá-las sem precisar escrever nenhum código”, declara Ryan Weber, gerente de produtos do G Suite.

Com o Google Sheet o usuário grava um comando e converte as ações em um Apps Script automaticamente. Caso queira atualizar sua planilha, basta editar o script diretamente, em vez de ter que regravar todas as informações do zero. Vale ressaltar que o Google permite a possibilidade de cada cliente escrever o seu próprio App Script, com suas funções, e importá-los como novos dados.

As novidades chegam também à atualização das planilhas, para que as empresas possam visualizar, analisar e compartilhar seus dados com mais facilidade.

Hoje, o Google permite adicionar quebras de página de impressão, tamanhos de papel personalizados, mais opções para agrupamento de linhas e colunas, além de uma maneira de adicionar caixas de seleção nas células. São atualizações que otimizam o trabalho diário, permitindo que o usuário agrupe seus dados por período de tempo da melhor maneira que preferir.

Comente!