Apps de Realidade Aumentada chegam ao Google Play

O Google apresentou o ARCore 1.0, seu programa de realidade aumentada, que oferecer aos desenvolvedores a capacidade de criar poderosos aplicativos que tornam a câmera do smartphone mais inteligente.

“Ele funciona em mais de 100 milhões de dispositivos, em mais de uma dúzia de diferentes modelos de smartphones. Agora, as pessoas podem usar realidade aumentada para interagir com o mundo de muitas formas inspiradoras”, diz a empresa.


“Mesmo com poucas semanas desde o lançamento, os desenvolvedores já estão publicando novas experiências ARCore na Play Store”.

Nos jogos, a realidade aumentada leva a ação para o mundo ao redor do usuário, tornando a experiência mais imersiva e desbloqueando uma nova forma de jogar.

Confira as primeiras aplicações de realidade aumentada em jogos, compras e criatividade:

My Tamagotchi Forever – A BANDAI NAMCO lançou o jogo My Tamagotchi Forever, uma experiência onde jogadores podem criar um Tamagotchi enquanto povoar a TamaTown, uma cidade virtual que pode ser jogada no mundo real.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Walking Dead Our World – Uma experiência imersiva num apocalipse zombie. O jogador tem a missão de defender o entorno ao lutar contra zombies em locais do mundo real. Walking Dead Our World é um ótimo exemplo de como usar a Google Maps APIs e o ARCore juntos para construir um jogo baseado na localização. O jogo está em pré-registro aqui, com lançamento planejado para o segundo semestre de 2018.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

TendAR – Tender Claws criou o TendAR, um jogo que apresenta o Guppy, um peixe virtual que responde às expressões faciais dos usuários e sobrevive ao “comer” as emoções de outras pessoas. O jogo foi criado pela combinação do ARCore com a Google Cloud APIs, que fornece visão computacional e reconhecimento de objetos. O TendAR estará disponível para download a partir de julho de 2018.

Compras

A realidade aumentada pode ajudar os usuários a tomar decisões comerciais mais inteligentes através de aplicativos que levam os usuários a imersões em suas próprias residências.

Com o aplicativo Pottery Barn 360 Room View, o usuário pode ver a mobília em seu quarto para ver como ela se combina com a decoração existentes, mudar a cor e o tecido da mobília antes de decidir qual fica melhor e comprar o que você escolheu diretamente do aplicativo.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Criatividade

O Google também trabalhou com experimentos que mostram como a realidade aumentada pode ser usada como um novo meio criativo para a autoexpressão.

Entre os apps com essa tecnologia está o aplicativo Just a Line, que permite fazer desenhos simples em AR e compartilhar sua criação com um breve vídeo.

Confira esse vídeo mostrando um pouco mais sobre o Just a Line.

O Google também abriu o código principal do aplicativo para que os desenvolvedores possam usá-lo como ponto de partida para seus próprios projetos ARCore.

Qualquer pessoa com um telefone habilitado para ARCore pode acessar a maioria dessas experiências da Play Store agora, e os desenvolvedores podem começar a criar seus próprios aplicativos hoje.

Comente!