Google celebra os 50 anos das linguagens de programação para crianças

0
389

O Google está celebrando os 50 anos das linguagens de programação para crianças com um Doodle interativo em sua página inicial.

“Hoje, durante a Semana de Educação em Ciências da Computação, celebramos os 50 anos desde que as linguagens de programação para crianças foram introduzidas no mundo com uma criação muito especial: nosso primeiro Doodle de codificação do Google!”, diz a empresa.


“O Doodle de hoje foi desenvolvido por meio do trabalho em equipe próximo de não uma ou duas, mas TRÊS equipes: a equipe Doodle do Google, o time do Google Blockly e os pesquisadores do MIT Scratch!”.

No Doodle, segundo o buscador, as crianças precisam ajudar o “amigo peludo”, em 6 níveis de dificuldade, em uma missão para reunir seu alimento favorito ao agrupar blocos de codificação.

O logotipo usa a linguagem de programação Scratch – desenvolvida pelo MIT – para crianças.

“Foi projetada [Scratch] para ser menos intimidante do que as linguagens de programação típicas, mas tão poderosa e expressiva”, ressalta Champika Fernando, um dos colaboradores mais apaixonados do projeto no MIT.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTirar screenshots no Chrome OS agora é igual ao Android
Próximo artigoSamsung quer ler a palma da sua mão

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks – empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

Comente!