Google revela API de Autofill no Android Oreo

Aplicativos de gerenciamento de senhas, como o LastPass, 1Password, Dashlane e Keeper não podem mais usar a API de dos Serviços de Acessibilidade do Android.

O buscador teria contactado os desenvolvedores de aplicativos, que usam a API dos Serviços de Acessibilidade, para que restrinjam seu uso para somente funções que ajudem usuários com deficiência.


Apesar do risco dos apps mencionados serem banidos do Google Play, o LastPass veio a público para esclarecer que a empresa está trabalhando com o Google nesta questão.

“LastPass está trabalhando com o Google e podemos confirmar que não há impacto imediato para nossos usuários do Android”, diz a empresa.

A solução, entretanto, está no Android 8.0 Oreo. Os apps de gerenciamento de senhas poderão utilizar uma API de auto-preenchimento (“Autofill”) que vem embarcada na plataforma.

“Por padrão, incluímos o Autofill com o Google, mas os usuários também podem selecionar qualquer aplicativo de preenchimento automático de terceiros de sua escolha”, ressaltou o Google.

Se os usuários vão ficar sem os gerenciadores de senhas em versões antigas do Android, isto ainda está para ser visto.

One Reply to “Google revela API de Autofill no Android Oreo

Comente!