Um estudo do Google, com base em dados analisados entre março de 2016 e março de 2017, relevou um número extraordinário de contas roubadas na internet a cada semana.
Para chegar a tal resultado, os pesquisadores do Google, em parceria com a Universidade da Califórnia, Berkeley, criaram um sistema automatizado para escanear sites públicos e fóruns com o intuito de encontrar contas roubadas do Google.
As equipes identificaram 788.000 potenciais vítimas de keylogging (spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado) e 12,4 milhões de potenciais vítimas de phishing (páginas falsas).
Por meio das ferramentas de phishing, estes teriam coletado 234.887 credenciais de login potencialmente válidas, e as ferramentas de keylogging somariam mais 14.879 credenciais, a cada semana.
Devido as melhorias em segurança promovidas pelas empresas de tecnologia, os cibercriminosos também estão tentando coletar outros dados como a localização, números de telefone ou outros dados confidenciais junto as informações de login.
O Google disse à CNN que este é o primeiro estudo a ter uma visão abrangente de como os criminosos roubam seus dados e quais ferramentas são mais populares.
“Uma das coisas interessantes que encontramos foi a grande escala de informações sobre indivíduos que estão lá e acessíveis aos hackers”, disse Kurt Thomas, pesquisador de segurança do Google.
O companhia ressaltou ainda que teria encontrado de 25.000 ferramentas para roubar dados na internet.
2 comments
E como fazer pra se safar dessa?
Ative a verificação em duas etapas que você já vai estar bem protegido!