Há exatos 10 anos, o co-fundador do Google, Sergey Brin, anunciava uma iniciativa para construir um sistema operacional voltado a dispositivos inteligentes.
Naquela época, o software tinha acabado de passar por mudanças drásticas e trazia poucos recursos disponíveis. A integração com os produtos do Google, todavia, já chamava a atenção do público.
“Não há um GPhone. Eu quero lhe a apresentar a plataforma Android”, diz o Googler Steve Horowitz, sobre os rumores da época que apontavam para um “Google Phone”.
“Nós acreditamos que esta plataforma permitirá a criação de milhares de GPhones”, ressalta o funcionário, sem saber que a o Android atingiria números astronômicos em pouquíssimos anos.
Com o intuito de estimular os primeiros desenvolvedores, Brin também anunciou a criação de um concurso de US$ 10 milhões para aqueles que tivessem interesse em criar apps para o Android.
“Nós construímos algumas aplicações interessantes para o Android, mas as melhores aplicações ainda não estão aqui e elas serão escritas por desenvolvedores”, afirmava o presidente de tecnologia do Google na época.
“Nós gostaríamos de recompensar esses desenvolvedores e reconhecê-los o máximo possível”.
Quer saber mais sobre a história do Android? Veja o nosso especial.