Há 10 anos, Sergey Brin apresentava o Android ao mundo

Há exatos 10 anos, o co-fundador do Google, Sergey Brin, anunciava uma iniciativa para construir um sistema operacional voltado a dispositivos inteligentes.

Naquela época, o software tinha acabado de passar por mudanças drásticas e trazia poucos recursos disponíveis. A integração com os produtos do Google, todavia, já chamava a atenção do público.


“Não há um GPhone. Eu quero lhe a apresentar a plataforma Android”, diz o Googler Steve Horowitz, sobre os rumores da época que apontavam para um “Google Phone”.

“Nós acreditamos que esta plataforma permitirá a criação de milhares de GPhones”, ressalta o funcionário, sem saber que a o Android atingiria números astronômicos em pouquíssimos anos.

Com o intuito de estimular os primeiros desenvolvedores, Brin também anunciou a criação de um concurso de US$ 10 milhões para aqueles que tivessem interesse em criar apps para o Android.

“Nós construímos algumas aplicações interessantes para o Android, mas as melhores aplicações ainda não estão aqui e elas serão escritas por desenvolvedores”, afirmava o presidente de tecnologia do Google na época.

“Nós gostaríamos de recompensar esses desenvolvedores e reconhecê-los o máximo possível”.

Quer saber mais sobre a história do Android? Veja o nosso especial.

Comente!