Nylas Mail: o Gmail para desktop

10
827

Como algumas pessoas estão sabendo – pelo menos aquelas que acompanham o nosso canal no Telegram – tive alguns problemas com o meu notebook e, por fim, adotei o Ubuntu Mate como meu sistema operacional.

A experiência de usar Linux é muito próxima do Android, sendo a plataforma customizável, flexível e bastante robusta para equipar qualquer tipo de computador/dispositivo.


Com o Ubuntu Mate em mãos e instalado, fiz diversas pesquisas no Google para descobrir quais seriam os melhores programas para usar no dia a dia.

Enquanto muitos deles são triviais, sem muita importância, um app chamou a atenção: o software gratuito de e-mail Nylas Mail.

Nylas Mail pode ser definido, sem qualquer dúvida, como o “Gmail para desktop”. Embora tenha nascido com códigos proprietários, ele foi liberado recentemente para a comunidade open-source.

A plataforma oferece, além da interface parecida com o Gmail, opções interessantes como um segundo painel para leitura das mensagens, contatos detalhados, tracking de leitura, temas personalizados, opção de desfazer envio e respostas rápidas.

E, diferente do que você pode pensar devido ao contexto do post, o Nylas Mail não é exclusivo para Linux. Há versões para Windows e Mac que podem ser baixadas por este link.

Por enquanto, segundo os devs, o software não tem auto-update. Acompanhe o link acima para baixar as novas versões disponibilizadas pelos desenvolvedores.

10 COMENTÁRIOS

    • Obrigado pela fica, Augusto! Quanto ao app, ele traz mais agilidade para quem precisa responder muitos e-mails e vale destacar que funciona exatamente como o Gmail: com conversações. Não é um Outlook.

  1. Legal o comentário sobre o Linux…. Depois poderia fazer alguns posts “off-topic” sobre sua experiencia nesta migração…
    Dica: Teste o ubuntu com o ambiente Gnome… muito bacana….Com o tema Adapta e Paper fica bem próximo do Material Design do Android!

    • Sim! Devo escrever algo ou fazer um vídeo a respeito. Sempre fui fã do Ubuntu e há muito tempo que não utilizava. Aproveitei que ocorreu um problema no meu Windows 10 para retomar o uso.

  2. O Nylas ainda é gratuito? Não achei uma comparação no site, apenas uma observação embaixo. Enfim, esse aqui parece ser mais negócio e foi feito por ex-membro do Nylas.

    • Antes tinha o Nylas N1 e você podia usar gratuitamente se tivesse o engine em uma máquina sua… Depois viram que seria melhor se o engine estivesse agregado ao cliente e assim nasceu o Nylas Mail.
      Acho que foi a melhor coisa que fizeram… Utilizo o aplicativo desde o beta.

  3. Realmente um app muito bem construído. Porém todos os emails ficam armazenados na nuvem do Nylas para poder realizar as funcionalidades bacanas que possui parecidas com Gmail e até com Inbox. Para quem não se importe com privacidade é uma ótima ferramenta.

Comente!