Google Trends confirma que a Apple deixa iPhone mais lento?

0
391

Publiquei ontem no Muito Curioso, nosso blog-irmão, sobre a possibilidade do Google Trends ter revelado uma correlação entre as reclamação de iPhone lento e o lançamento de novas versões do iOS.

No estudo feita pela estudante de doutorado de Harvard, Laura C. Trucco, as tendências de pesquisas do Google mostrariam que a empresa de Cupertino estaria, supostamente, sabotando deliberadamente seus produtos antigos.


Como era esperado, o post deu um rebuliço entre os proprietários da Apple. Estes, por sua vez, alegaram que o estudo com base em pesquisas no Google não poderia ser qualificado como algo científico.

É verdade que visualizar o desempenho das buscas não significa que algo esteja realmente conectado, mas o conhecimento das tendências podem trazer insights importantes.

Em 2011, o Google lançou o Google Flu Trends e, mais tarde, o Google Dengue Trends, que agregavam informações de usuários por meio de Google Search para estimar atividade de gripe e dengue nos anos futuros.

Acima, dados públicos do Ministério da Saúde e as tendências de pesquisa do Google Dengue Trends indicavam uma correlação muito próxima aos indicadores de atividade da dengue tradicionais.

“Comparamos nosso histórico de pesquisas com os sistemas de vigilância tradicionais da dengue e descobrimos que muitas destas consultas tendem a ser populares exatamente durante a época da dengue. Ao contar a frequência com que vemos essas consultas de pesquisa, podemos fazer uma estimativa da circulação da dengue em diferentes países e regiões ao redor do mundo”, explicou o Google.

De fato, o Google Trends é capaz de exibir padrões que podem ter alguma conexão com a realidade e, em muitos casos, até poderia confirmar teorias como a “obsolescência programada” da Apple.

Abaixo, o gráfico do Google Trends para “iphone slow” (“iphone lento” em português). Os picos podem ser vistos em períodos que coincidem com o lançamento de novas versões do iOS.

E você, concorda com o estudo? Já percebeu se seu iPhone fica mais lento a cada atualização?

Comente!