A Apple anunciou hoje a chegada do iPhone X, uma versão comemorativa de 10 anos do iPhone que traz um design com bordas finas e o fim do clássico botão Home.
O aparelho, que apresenta uma experiência de uso diferenciada, vai certamente tirar os usuários de suas zonas de conforto e exigir uma nova curva de aprendizagem.
Isso significa, na prática, que os fãs da Apple terão de reaprender a como interagir com o dispositivo. A última vez que isso aconteceu foi no próprio lançamento do iPhone em 2007.
É claro que a Apple sabe disto. Para evitar que os usuários busquem a concorrência, 5 modelos de iPhones serão mantidos no mercado para um “controle de danos” – caso o iPhone X não seja um sucesso.
Botão Home e Design
Muitos usuários vão sentir a falta do botão Home e isso, com certeza, é um ponto a favor das fabricantes do Android que podem aproveitar o momento para atrair estes consumidores.
Em questão de navegação, os botões virtuais do Android, ou mesmo o botão multifunção da Motorola, são opções mais intuitivos que os gestos incorporados ao iPhone X – à primeira vista, lembram aqueles gestos ocultos do Snapchat.
O design também é um outro ponto a favor do Android, pelo menos em modelos como o Galaxy S8 e LG G6. Estes aparelhos trazem um design sofisticado, bordas finas (na medida para segurar o aparelho na lateral) e sem qualquer recorte em duas grandes telas.
A tela completa também permite que jogos e vídeos sejam executados em modo full screen sem causar qualquer TOC, ou qualquer outro distúrbio visual, que possa atrair a atenção do usuário sem necessidade.
Ponto de contato
Enquanto a Apple busca entender se o iPhone X é realmente o futuro do iPhone, Tim Cook acabou por dar ao Google e as fabricantes parceiras a possibilidade de conquistar novos clientes, principalmente aqueles que estejam abertos a conhecer novos dispositivos.
Isso dificilmente ocorreria se a Maçã tivesse seguido lançamentos incrementais, que procuram manter seus clientes sempre habituados a sua plataforma, sem causar mudanças drásticas na experiência ou usabilidade.