Algoritmo do Google remove marcas d’águas em fotos

1
413

O Google Research, divisão de pesquisas do Google, mostrou em Julho de 2017 um algoritmo computacional que vai deixar os fotógrafos e os sites de vendas de imagens um tanto quanto preocupados.

A pesquisa teve como alvo as marcas d’água em fotos de banco de imagens à venda em sites como Shutterstock, Stockphotos e Depositphotos. Ela mostra que, utilizando um algoritmo especial, é possível removê-las praticamente de forma instantânea.


A ideia por trás do algoritmo é simples: ele compara muitas imagens do mesmo site com a mesma marca d’água, buscando por padrões para reconstruir a imagem, como podemos ver no gif abaixo (a última imagem é o resultado da reconstrução):

A partir disso, é possível então ter acesso à uma versão sem a marca:

Bom, o resultado é bastante impressionante, visto que ter um resultado parecido simplesmente editando manualmente leva um tempo considerável, porém, o Google Research não tinha e nem tem como objetivo dificultar a vida das empresas.

A pesquisa o Google abre portas para melhorar as marcas d’água em fotos para que os trabalhos dos profissionais não sejam simplesmente jogados fora. No artigo, veja aqui (em inglês), o Google mostra uma solução para esse problema, que atrapalha a reconstrução da versão sem a marca:

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

1 COMENTÁRIO

Comente!