Facebook quer espionar você pela webcam

Lembra do notebook de Mark Zuckerberg, que ao celebrar os 500 milhões de usuários do Instagram, apareceu com uma fita bloqueando a câmera e o microfone?

Uma patente recém-descoberta do Facebook mostra que a rede social teria planos de espionar seus usuários através das câmeras do telefone ou laptop, mesmo que estes dispositivos não estejam ativados.


De acordo com o The Daily Dot, isso poderia permitir que a empresa possa personalizar propagandas e outros tipos de conteúdos para seus quase dois bilhões de membros.

“A patente, registrada em 2014, diz que o Facebook pensou em usar ‘componentes de imagem’, como uma câmera, para ler as emoções de seus usuários e enviar conteúdo, como vídeos, fotos e anúncios”, diz a publicação.

Em um exemplo descrito na aplicação mostra que Facebook poderia analisar o comportamento dos usuários durante a reprodução de vídeos.

Caso um usuário olhe longe durante um vídeo de gatinho, os algoritmos do site entenderiam para excluir vídeos que incluem gatinhos da news feed do usuário.

Em outro exemplo, um usuário parece feliz depois ao ver fotos de um amigo, então o Facebook começaria a enviar mais fotos para a timeline.

O Facebook não fez comentário sobre a história.

2 comments
You May Also Like