Google Analytics vai responder a questões por voz

De acordo com o TechCrunch, em breve você poderá perguntar ao Google Analytics sobre o seu site ou dados fornecidos pelo aplicativo.

Desta forma, os usuários poderão fazer questões como: “Qual é a tendência do tráfego de celular versus desktop na semana passada?” ou “Quantos usuários novos já tivemos ontem?” ou “Quais foram os nossos principais países no mês passado?”.


A publicação informa que não será necessário navegar no painel de controle do aplicativo do Analytics para obter gráficos ou outros dados desejados.

O recurso vem sendo desenvolvido nos últimos três anos e tira proveito do tecnologia de processamento de linguagem natural que o Google utiliza no Android e em sua própria busca.

Babak Pahlavan, Diretor Sênior de Medição e Análise do Google, disse que os usuários poderão fazer perguntas a qualquer momento, “antes de uma reunião do conselho ou antes de se encontrar com um cliente”.

A novidade será lançada nos próximos dias e estará disponível somente na interface em inglês. Abaixo, uma demonstração da nova funcionalidade:

analytics-voice.png

Comente!