Orkut falso coloca seus dados em risco

0
294

De tempos em tempos, a web se depara com o surgimento de clones do Orkut com a promessa de “nostalgia” ao explorar a marca da extinta rede social.

Com uso irregular da marca – de propriedade do Google – esses sites exploram a inocência dos usuários com o único intuito de roubar dados de acesso (ex: nome de usuário e senha) e, desta forma, a obtenção de informações pessoais.


A última tentativa vem sendo feito pelo endereço orkut.li que apresenta uma cópia fiel do extinto Orkut – além da interface similar a original, também possibilita a criação de perfis e comunidades.

Ao tentar acessar o site, o Google Chrome alerta para o perigo de navegar pelo site enganoso:

“Invasores em orkut.li podem levar você a fazer algo perigoso, como instalar software ou revelar suas informações pessoais (por exemplo, senhas, números de telefone ou cartões de crédito)”.

Muitas cópias

Em 2016, um site chamado Orkuti emergiu como a “versão brasileira” do Orkut.

Além do site, o Orkuti também contava com um app para Android que acabou sendo removido por violação de políticas de falsificação e identidade intelectual.

Se não bastasse isso, o autor ainda tentou tentou registrar a marca no INPI por meio de dois números de processo: 908401124 e 908401230.

O Orkuti permanece no ar. Assim como o E-Orkut e outras cópias ilegais que podem ser encontradas usando a pesquisa do próprio Google.

Google Brasil

O Google Brasil não faz qualquer comentário sobre a situação do Orkut, Orkuti ou E-Orkut, nem mesmo se tomará medidas para removê-los do ar.

Em 2016, uma nota foi enviada a imprensa após a remoção do Orkuti da loja de aplicativos do Google Play:

“Não comentamos sobre aplicativos específicos, mas podemos confirmar que as nossas políticas são feitas para oferecer a melhor experiência para usuários e desenvolvedores”, comunicou em nota.