Google e Facebook consomem 70% da publicidade digital nos EUA

Enquanto Google e Facebook contam com 70% da indústria de publicidade digital de US$ 73 bilhões nos EUA, os jornais americanos alegam que seus balanços financeiros não tem fechado no positivo.

Com um olhar neste monstruoso market share das gigantes da internet que uma campanha, feita pela indústria jornalística News Media Alliance, espera obter dos legisladores federais uma forma de “proteger a imprensa livre”.


“(Facebook e Google) não empregam repórteres: eles não cavam os registros públicos para descobrir corrupção, enviam correspondentes para zonas de guerra ou participam de jogo noturnos para obter os destaques. Eles esperam que o setor de notícias economicamente espremido faça o trabalho para eles”, disse David Chavern, presidente e executivo-chefe da News Media Alliance.

Representantes do Google e Facebook negaram as acusações e afirmaram estar empenhados em “ajudar o jornalismo de qualidade”.

“Estamos empenhados em ajudar o jornalismo de qualidade a prosperar no Facebook. Estamos fazendo progressos através do nosso trabalho com editores de notícias e temos mais trabalho a fazer”, disse Campbell Brown, chefe de parcerias de notícias do Facebook.

O Google acrescentou que apoia a transição contínua da indústria das notícias para o digital.

“Queremos ajudar os editores de notícias a ter sucesso na transição para o digital. Nos últimos anos, construímos numerosos produtos e tecnologias especializadas, desenvolvidas especificamente para ajudar a distribuir, financiar e apoiar os jornais. Esta é uma prioridade e estamos profundamente empenhados em ajudar os editores com seus desafios e suas oportunidades”, disse um porta-voz do Google.

Comente!