Waymo, empresa controlada pela Alphabet, está treinando suas minivans autônomas para que sejam capazes de reconhecer situações de emergência.
A ideia é que os veículos encostem nas rodovias ou cedam a passagem nos cruzamentos ao detectar a presença de ambulância ou caminhão dos bombeiros.
O sistema vem sendo testado com a ajuda da polícia e dos bombeiros do Arizona (EUA), ao trafegar com ambulâncias, viaturas e motocicletas próximos ao veículos autônomos.
Os testes tem sido feitos durante o dia e noite, permitindo que os sensores coletem o máximo de dados de todas as velocidades, distâncias e ângulos.
A Waymo também tem compilado uma vasta biblioteca de imagens e sons graças aos sensores atualizados de suas minivans, sendo possível até mesmo detectar de onde as sirenes estão vindo.
Os sensores também permitem que a tecnologia reconheça outros tipos de veículos de emergência, mesmo aqueles que, por ventura, sejam desconhecidos para o computador do carro.
“Este treinamento é a chave para detectar e responder de forma confiável aos veículos de emergência no Arizona e além”, disse a empresa em seu blog.
“Ao ensinar aos nossos carros esta capacidade avançada, estamos nos aproximando de trazer verdadeiramente a tecnologia de auto condução para o mundo”.