Como remover contatos duplicados no Android?

Uma situação muito comum em nossa vida digital é encontrar contatos duplicados em sua conta do Google/Android ao longo do tempo.

Isso pode ter ocorrido ao adicionar um telefone e não perceber que o contato já existia ou mesmo ter sido introduzido por aplicativos sem você saber.


Se você sofre com esse problema, há duas formas de remover os contatos duplicados:

No Android

A dica é instalar o Google Contacts em seu dispositivo (caso seu Android não seja puro). Ele permite gerenciar seus contatos de forma alternativa ao aplicativo padrão do seu aparelho.

google-contacts-android.png

Para remover os contatos, acesse o menu lateral e toque em sugestões. Caso você contatos duplicados, o Google irá sugerir para uni-los automaticamente.

Google Contacts está disponível no APK Mirror para os smartphones não compatíveis para a instalação direta via Google Play.

No PC

Uma outra forma simples de remover contatos duplicados pode ser feita por meio da interface web do Google Contacts.

A ferramenta irá listar as duplicadas dentro da área “Cópias”, e basta seguir as orientações para mesclar seus contatos iguais.

google-contacts-web.png

5 Replies to “Como remover contatos duplicados no Android?

  1. Em meu Android (puro) 7.0 ainda roda a versão 1.4 e no Google Play não permite atualização. Alguém sabe a razão? É um Moto G5 Plus.

    1. Neste caso, a atualização só está disponível para Pixel ou Nexus. Baixe a versão mais recente pelo APK Mirror.

  2. Renê, como eu devo salvar os números dos meus contatos? Se eu salvo da forma como recebo as chamadas, com operadora e ddd, tem vezes que não completa. Se eu salvo de outra forma, tem vezes que o android não reconhece como um contato salvo. Uso android puro.

    1. Então, isso é uma confusão pois há operadoras que completam a ligação e outras não. O padrão é: em caso de números locais, coloque somente o telefone (coloque os números juntos, sem tracinho). Em números para outras cidades, aí você só acrescenta o DDD da cidade (não coloque a operadora).

      1. Vou ter que alterar todos novamente, então. Tive até que comprar um app pra isso, pq aparentemente nem pelo site eu consigo alterar em bulk.

Comente!