De acordo com informações da Bloomberg, a Apple diz ter planos de descontinuar o leitor de impressões digitais do iPhone, em favor da tecnologia de desbloqueio de rosto.
A mudança, se confirmada, marcará uma grande mudança no Touch ID, um dos recursos mais tradicionais dos celulares da Apple desde a introdução do iPhone 5S, no final de 2013.
“Ele será alimentado por um novo sensor 3D que ainda está em desenvolvimento, disseram fontes anonimas. A empresa também está testando um escâner de olhos para melhorar o sistema”, diz a publicação.
A funcionalidade é diferente do Galaxy S8 que é capaz de reconhecer a íris dos usuários. Entretanto, para funcione adequadamente, exige que os usuários posicionem seus olhos nos locais indicados.
Desbloqueio facial
Reconhecimento facial não é algo novo em smartphones. O próprio Android oferece o recurso desde a versão 4.0 (Ice Cream Sandwich) e foi lançado em conjunto com o dispositivo Galaxy Nexus, lá no longínquo ano de 2012.
Devido a possibilidade de desbloqueio por meio de fotos e a incapacidade de analisar os rostos em ambientes mal iluminados, o modo de desbloqueio facial nunca ganhou popularidade.
Veja como o desbloqueio facial do Android funciona:
2 Comentários
Não vi nada que a Apple tenha confirmado, logo o título tá meio errado. A Bloomberg afirma ter fontes anônimas que falam dessa troca, mas ainda é só um rumor.
Realmente, li toda a notícia do Bloomberg e tudo referencia essa fonte como “a pessoa”, e em algum momento ainda diz que a Apple se recusou a comentar o caso.
Não encontrei a tal confirmação por parte da Apple em nenhum momento.
Tá virando click bait essa parada aqui.