6 fatos sobre o Orkut que nunca foram divulgados

1
1407

O site Your Story, que funciona de forma similar ao Medium, trouxe uma história interessante sobre o Orkut Büyükkökten – ex-engenheiro do Google que criou a rede social homônima e uma das mais populares do mundo.

O artigo é incrivelmente interessante e detalhado sobre a vida do atual CEO da Hello Network Inc durante vida acadêmica do executivo e, claro, sua experiência no Vale do Silício. Leia aqui o artigo.


Separamos, abaixo, alguns fatos sobre o orkut (a rede social) que nunca antes foram divulgados:

1) Orkut gostava do nome Eden

Diferente do que se pensava, o Orkut não não tinha planos de nomear seu site com seu próprio nome. De acordo com a matéria, Orkut queria nomeá-lo como Eden, mas o domínio não estava disponível.

“(…) ele criou uma rede social chamada Eden. Escolheu esse nome porque representava um lugar maravilhoso para as pessoas se juntarem (como o paraíso)”, diz o artigo.

A decisão, então, foi tomada após consultar o presidente do Google e a atual ex-CEO do Yahoo, que avaliaram seu nome como uma opção viável.

“Nós fizemos um dogfood (gíria tecnológica para resolver as falhas) com os funcionários do Google e eles realmente gostaram. Não conseguimos obter o domínio eden.com. Eu então tive uma reunião com Eric Schmidt e Marissa Mayer”, disse.

Era curto, estava disponível para registro e funcionava como crédito para ele próprio (até aquele momento, somente Orkut havia trabalhado no projeto).

2) Projeto feito com duas mãos

Para muitos que entraram em 2004, a ideia de que todo aquele site foi criado por uma única pessoa pode parecer loucura. Mas, de fato, ele foi construído inteiramente por Orkut durante seus 20% de tempo livre no Google.

“Orkut projetou todo o orkut.com sozinho (incluindo o design). Ele configurou os bancos de dados, escreveu toda a base de códigos e até foi para o data center para configurar os computadores. Logo após o lançamento, quando o site recebeu centenas de milhares de usuários, o Google decidiu atribuir mais recursos ao orkut.com”.

bad-bad-server.png

3) Tecnologia da Microsoft

Lembra das mensagens de erro engraçadinhas, como “Badbad server. No donut for you!”? Orkut foi construído com tecnologia da Microsoft em seus primeiros anos e isso dificultou o escalonamento da plataforma.

“Com o orkut.com percebemos que era difícil escalar usando tecnologias e ferramentas da Microsoft, então reescrevemos todo o orkut.com usando as ferramentas internas do Google. Mudamos de C# e Windows para máquinas baseadas em Unix que usam C++ e Java. Nós mudamos para MySQL. Esse processo levou um ano inteiro, pois era extremamente difícil migrar de um conjunto de tecnologias para outro com uma grande base de usuários ativos”

A migração, que causou grandes interrupções na plataforma, teria prejudicado a imagem da rede social para os mercados dos Estados Unidos e Europa, enquanto continuava a crescer de forma expressiva em países da Estônia, Brasil e Índia.

orkut-brasil.jpg

4) Tão grande quanto o Google

Segundo Orkut, a rede social chegou a números impressionantes em um período de sua existência: tinha quase o mesmo número de páginas do índice de páginas indexadas do Google.

“Em um ponto, o orkut.com tornou-se tão popular que tínhamos tantas páginas quanto a pesquisa do Google. Crescemos mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo”.

5) Site adulto

Um crescimento anormal de usuários finlandeses – que pareciam desesperados para entrar na plataforma – chamou a atenção da equipe.

Orkut, então, descobriu que seu nome tinha um significado diferente na Finlândia: “múltiplos orgasmos seguidos” –  o que claramente atraiu aqueles que procuravam por um site adulto.

“Nós não tínhamos nenhuma ideia. Acontece que achavam que o orkut.com significaria site adulto. Não fomos capazes de satisfazer esses usuários, então todos foram embora”.

6) Orkut trabalhou no orkut até 2008

Orkut saiu do orkut em 2008 ao se tornar gerente de produtos no Google. Ele trabalhou com Marissa Mayer em produtos como o Google Imagens (UI e pesquisa), Google One Bar (barra do Google que era exibida no topo dos produtos) e Google Videos.

  • Tiago Celestino

    Um fato curioso é que o Orkut não era um bom programador, isso é um fato.