Como apagar corretamente um dispositivo Android?

Planeja se desfazer do seu Android? Então a coisa certa é limpar adequadamente seu smartphone para que o próximo proprietário possa utilizá-lo assim que tirar da caixa.

Em caso de telefones com informações sigilosas, o modo de limpeza padrão ainda pode comprometer as suas informações. Por evitar isso, existem algumas soluções simples que impedem a recuperação de seus dados.


Veja, abaixo, algumas dicas para seu aparelho seja formatado corretamente:

Criptografia

Um dos grandes problemas da limpeza padrão está na capacidade real de recuperar arquivos apagados. Isso acontece por causa da forma como a maioria dos sistemas operacionais lidam com o armazenamento.

Nenhum arquivo é realmente apagado quando você toca no botão ‘excluir’. Apenas torna-se invisível para o usuário e marcado como “espaço livre”. Novos arquivos, então, substituem os mais antigos.

Para evitar que seus arquivos sejam recuperados, uma dica é criptografar seu aparelho antes de executar a limpeza.

No Android puro (sem modificações), a opção pode ser ativada em Configurações > Segurança > Encriptação. Em aparelhos como Galaxy S7 e Galaxy S8, a criptografia é ativada de fábrica e não pode ser desativada.

Em caso de dúvidas, consulte a fabricante do seu dispositivo ou deixe um comentário aqui neste post que tentaremos localizar a informação para você.

Encha o telefone com arquivos

Outra opção, para evitar que seus arquivos caiam em mãos erradas, é encher seu smartphone de arquivos triviais.

Você pode fazer esse processo apagando manualmente os arquivos mais importantes ou fazendo a limpeza do Android pelo procedimento padrão.

Feito isso, esta é a hora de encher seu smartphone: instale aplicativos, baixe músicas no Spotify, faça download de jogos, etc, até encher o armazenamento do seu dispositivo até o limite.

Basta formatá-lo novamente e pronto! Desta forma você pode ter a certeza de que nada será recuperado.

Comente!