Google celebra 117º aniversário de Oskar Fischinger

O Google está celebrando, globalmente, o 117º aniversário do cineasta e artista visual Oskar Fischinger com um doodle especial.

“Doodle de hoje visa prestar homenagem a ele, permitindo compor sua própria música visual. Esperamos que ele te inspire a buscar a magia de Fischinger para si mesmo”, publicou o buscador.


Oskar Fischinger

“No mundo do design, Fischinger é uma figura imponente, especialmente nas áreas de motion graphics e animação.

Ele foi conhecido por sua capacidade de combinar visuais abstratas impecavelmente sincronizadas com acompanhamento musical, cada quadro cuidadosamente desenhadas ou fotografadas com a mão.

Um mestre de movimento e cor, Fischinger passou meses – às vezes anos – planejamento e confecção suas animações.

Embora conhecido principalmente por seus filmes, Fischinger também foi um pintor prolífico, criando inúmeras obras que capturam o movimento dramático e sensação de seus filmes em uma única estrutura.

Insatisfeito com a mídia tradicional, ele também inventou uma engenhoca, o Lumigraph, para gerar fantásticas exibições cromáticas com movimentos da mão – uma espécie de pintura óptica em movimento e um precursor para os meios de comunicação interativos e jogos multi-toque de hoje.

Mesmo com a tecnologia avançada que existe agora, emular o trabalho de Fischinger é uma tarefa impossível.

Suas cores e movimento são tão cuidadosamente planejadas, mas naturalmente brincalhonas, sendo necessário ainda ser humano”, publicou Leon Hong, Creative Lead no Google.

Comente!