8 violações que podem fazer o Google punir o seu site

Para manter seu site, blog ou e-commerce presente nos mecanismos de pesquisa, você deve cumprir algumas regras básicas.

Veja, abaixo, algumas das violações que podem tirar seu site do Google e até mesmo derrubar a relevância do conteúdo nas buscas.


Conteúdo “raso”

Respondendo as queixas sobre resultados de pesquisa ruins, a Google lançou a atualização “Panda” em fevereiro de 2011.

A Panda visava combater o conteúdo “raso” – aquele que não possui substância.

Cloaking

Manipular seu site para que os motores de busca vejam uma versão completamente diferente do que os visitantes veem. Isso é chamado de Cloaking.

Os motores de pesquisa não gostam disso. É uma das piores coisas que você poderia fazer. Até o próprio Google chegou a ser punido por fazer cloaking.

Keyword Stuffing

É uma das táticas de spam mais antigas, mas ainda está sendo usada e os motores de busca realmente não gostam.

Os sistemas de pesquisa permitem que você use palavras para que os visitantes encontrem em suas páginas, desde que não estejam 100 vezes em sequência.

Evite colar uma palavra muitas vezes em uma linha e nem pense em fazer um bloco na parte inferior de uma página da web com o intuito de escondê-lo.

Texto oculto

Os motores de pesquisas conseguem ler textos ocultos. Ao escrever um texto branco para se misturar com plano de fundo de mesma cor, o Google irá considerá-lo como uma violação (spam).

Os motores de busca não gostam de nada escondido. Eles querem ver tudo que um usuário vê. Não esconda texto ou qualquer outro conteúdo que possa atrapalhar a experiência do visitante em sua página.

Pirataria

A atualização “Pirate” segmentou sites que violam a lei de direitos autorais.

Sob a pressão da Recording Industry Association of America (RIAA), o Google começou a penalizar os sites que receberam um grande número de pedidos de “retirada” do Millennium Digital Millennium Copyright Act (DMCA).

As notificações de remoção da DMCA aparecem na sua conta do Google Search Console caso você tenha um site com conteúdo pirata em suas páginas.

Anúncios / Layout pesado

Caso seu site tenha muitos anúncios e, por ventura, dificulte o acesso ao conteúdo por trazer um layout pesado, você poderá ser punido pelos algoritmos do Google.

Layout que frustram a experiência do usuário, colocando uma quantidade exagerada de anúncios antes do conteúdo, são violações que podem resultar em uma classificação mais baixa nos resultados orgânicos.

Links pagos?

O Google não é contra publieditoriais desde que os links sejam feitos com o atributo “no-follow”, ou seja, evitando que seu site faça uma indicação não-natural a outras páginas.

O próprio Google chegou a declarar uma punição pública ao Google Japão, quando descobriu que a divisão japonesa estava comprando links na internet.

O Bing, oficialmente, não penaliza por links pagos, mas afirma não concordar com a prática.

Link Spam

Adicionar links em páginas com a ajuda de software automatizado ou compra de links pode trazer problemas para você. Além disso, você estará de encontro com uma penalidade.

Com o lançamento da atualização “Penguin”, os algoritmos do Google passaram a neutralizar e punir páginas com links de spam.

Recebeu uma proposta de compra de links? Denuncie a equipe webspam do Google.

One Reply to “8 violações que podem fazer o Google punir o seu site

Comente!