Google mistura conteúdo do Brasil com Portugal

7
1068

Desde que o Google anunciou que iria reestruturar sua pesquisa móvel para torná-la mais “amigável” aos smartphones, muitos usuários têm notado que os resultados de pesquisa viraram mix de websites do Brasil e Portugal.

O problema, todavia, não afeta somente o mecanismo de busca do Google. Segundo nosso leitor Jean Viegas, que confirmou o problema no Twitter, também relatou ter encontrado sites portugueses entre as “Matérias para Ler” do Google Now.


“E são sites .pt [domínio] tão óbvio pra haver essa confusão”, diz Viegas em sua publicação na rede social.

Já o leitor Thiago Pimenta, que também comentou o assunto no Twitter, disse que tem encontrado fontes lusitanas no Google News durante suas pesquisas sobre a política internacional.

Não é exatamente óbvio o que está acontecendo. Em algumas ocasiões, os sites de Portugal parecem, de alguma forma, possuir uma classificação mais alta que as fontes brasileiras.

Exemplo

Ao buscar por “Google Maps” no Google Brasil, o serviço Google News exibe o website português “MaisTecnologia” entre as manchetes da seção “Notícias Principais”:

google-maps.png

A informação do site lusitano se sobressai ao post do Google Discovery – blog brasileiro também registrado como uma das fontes do serviço – indexado pelo serviço de notícias.

google-news-busca.png

  • tuts

    Eu descobri vários sites, em relação a alguns sites de tecnologia eles são bem melhores e parecem mais imparciais, até que gostei dos sites portugueses

  • ial

    Vinha notando isso também há uns dias. E não gosto nada…

  • bueno99

    O Now, no meu smartphone, há tempos sugere artigos em sites portugueses em assuntos de tecnologia. Não vejo nada demais nisso.

  • Eu pensei que era só comigo porque participo do programa de criadores do Plus e lemos muitas coisas criadas pelos irmãos de Portugal…

  • Diogo Nóbrega

    Não vejo muito problema nisso. Afinal, os dois estão em português e são compreendidos pelas pessoas de ambos os países…

  • Vc é corno

    Não gosta o problema é seu. Vai toma no cu que ai ja gosta

  • Isso é pior para os portugueses porque há muito mais conteúdo brasileiro, então eles vão ter dificuldade para encontrar notícias de Portugal.