Telegram disponibiliza chamadas de voz no Brasil

O aplicativo de comunicação instantânea Telegram anunciou hoje que as chamadas de voz já estão disponíveis no Brasil e na América Latina.

“As chamadas de voz do Telegram foram desenvolvidas com base na codificação encriptada dos chats secretos. A verificação de interface, criada em 2013 com intuito de proteger contra ataques, foi bem positiva, não só para o Telegram, mas também para os outros aplicativos que a adotaram”, disse a empresa.


“Por esse motivo, o mecanismo de troca de chaves foi aperfeiçoado. Para garantir que as ligações sejam 100% seguras, o usuário e seu interlocutor precisam apenas comparar quatro emojis pelo telefone. Nada de códigos extensos ou imagens complicadas!”.

As chamadas são feitas por meio de uma conexão peer-to-peer e, no caso de inviabilidade, o aplicativo usa sua CDN de mensagens de texto para também entregar as chamadas de voz.

A nova funcionalidade também utiliza uma rede neural que aprende com o feedback pessoal de cada usuário e do aparelho utilizado para otimizar os parâmetros baseados nos dados recebidos, melhorando a conexão de ligações futuras do aparelho e da rede.

6 Replies to “Telegram disponibiliza chamadas de voz no Brasil

  1. Isso tem alguns dias. No dia 03 de abril passado eu fiz minha primeira chamada de voz pelo Telegram, aqui no Brasil.

      1. Foi liberado pra toda América do Sul no dia 3 mesmo @renefraga:disqus

        1. No meu só chegou hoje. No anúncio oficial, como vocês podem ver no próprio app, o lançamento inicial (que foi no dia 30 de março) foi feito na Europa e seria propagado para o mundo “nos próximos dias”.

  2. Oi Renê, faltou a informação de controlar a qualidade e ter economia de 25/30% em redes moveis por exemplo. E que o usuário pode escolher quem.pode ou não fazer ligações p ele.

Comente!