Gcam: Google Pixel usa software de câmera do Google Glass

0
1861

De acordo com nossos colegas do 9to5Google, o segredo por trás das belíssimas imagens geradas pela câmera do Google Pixel está o software de câmera originalmente criado para o Google Glass.

“Gcam foi revelado pela primeira vez no ano passado quando o Google X atualizou seu site para listar seus ‘moonshots’. Na época, poucos detalhes foram revelados: ‘Gcam melhorou a fotografia móvel usando técnicas de fotografia computacional'”, diz a publicação.


O projeto teria começado em 2011 quando a equipe do buscador desenvolveu um sensor de imagem para o Google Glass que era bom o bastante para ser comparado com as câmeras de celulares.

Devido ao design restrito do dispositivo, o sensor físico teria que ser relativamente pequeno e otimizado para pouca luz. Além do desempenho de alcance dinâmico e poder de bateria limitados.

Com o projeto Gcam, o hardware poderia fazer “escolhas inteligentes de software” ao introduzir um método de fusão de imagens que toma uma sequência rápida de imagens e depois as combina em uma única imagem de maior qualidade.

A tecnologia estreou no Google Glass com a capacidade de fotografar “cenas mal iluminadas em maior detalhe, e misturar cenas de iluminação com maior clareza”. Depois, o Gcam foi incorporado ao Nexus 5 e 6 como HDR+.

Agora, com a tecnologia avançando ainda mais, o Gcam usa a aprendizagem de máquina “para chegar a um melhor equilíbrio de branco” ou tomar decisões sobre desfocagem e iluminação para melhorar o fundo de uma imagem.

Comente!