Google anuncia o fim do Google Talk

0
626

Lançado em 2005, o serviço de comunicação instantânea do Google Talk ainda funcionava “escondido” dentro do Gmail entre aqueles que se recusavam a utilizar o Hangouts.

Entretanto, a partir do dia 26 de junho, os usuários agora serão transferidos automaticamente para o Hangouts, dando fim a antiga plataforma de comunicação do Google.


“Os usuários serão transferidos para o Hangouts a menos que sejam aplicados compromissos contratuais. Para os usuários que preferem a aparência do Google Talk, há uma configuração de lista de bate-papo densa no Hangouts que fornece uma experiência semelhante”, publicou a empresa.

A desativação também afeta o aplicativo do Google Talk para Android (atualizado até 2013) – atualmente substituído pelo Hangouts no Google Play.

Ideia inovadora

Google Talk utilizava padrões abertos para mensagens instantâneas e chamadas de voz permitindo que qualquer pessoa pudesse criar aplicativos para a rede do Google Talk.

Em seus tempos de ouro, o Google Talk contava com chamadas de voz gratuitas entre computadores, envio e recebimento de mensagens de voz, transferência de arquivos e notificações do Gmail em sua área de trabalho por meio do programa para Windows.

Ao ouvir música durante um bate-papo do Google Talk, o permitia exibir a faixa de música atual, no menu de status. A mensagem de status mudava com a música!

Na web, o gadget do Google Talk oferecia uma forma de acoplar o serviço dentro do descontinuado iGoogle ou qualquer página da internet, além de possibilitar conversas em grupo, visualizar mídia do YouTube, Google Video, Picasa e Flickr.

Mais tarde, com a ajuda de um plug-in para navegadores, o Google Talk ganhou a capacidade de bate-papo por vídeo e chamadas de voz e vídeo diretamente do Gmail, do iGoogle e do orkut.

No Orkut, amigos dentro da rede social apareciam automaticamente na sua lista de contatos. Além disso, o Google Talk avisava sempre que um novo recado (scraps!) era postado no seu perfil. Lembra disso?

“Gtalk” vai deixar saudades…

Em meu canal do YouTube, comentei recentemente sobre o Google Talk e sua proposta minimalista que conquistou muitos fãs no passado:

Comente!