De acordo com o blog Search Engine Land, a busca Google havia destacado em seu recurso de ‘snippets em destaque’ uma notícia falsa envolvendo o ex-presidente americano Barack Obama.
Ao buscar por “Obama está planejando um golpe?”, o Google retornava a informação de que existia com complô com os chineses para a possibilidade de um golpe de estado no final de seu mandato em 2016.
A informação, que podia ser vista em pesquisas feitas por meio de desktops, também retornava como uma resposta em dispositivos como o Google Home – que utilizam o snippets em destaque como resultado para determinadas perguntas.
And here's what happens if you ask Google Home "is Obama planning a coup?" pic.twitter.com/MzmZqGOOal
— Rory Cellan-Jones (@ruskin147) March 5, 2017
“Os snippets em destaque na pesquisa fornecem uma correspondência automática e algorítmica a uma determinada consulta de pesquisa e o conteúdo é proveniente de sites de terceiros. Infelizmente, há casos em que apresentamos um site com conteúdo inadequado ou enganoso”, disse um porta-voz.
“Quando somos alertados para um snippet em destaque que viola nossas políticas, trabalhamos rapidamente para removê-las, o que fizemos neste caso. Pedimos desculpas por qualquer ofensa que isso possa ter causado”.