De acordo com os nosso colegas do Android Central, a Netflix usa o codec de vídeo chamado VP9 , um algoritmo controlado e de código aberto do Google – amplamente utilizado no YouTube – para melhorar a qualidade do streaming sem exigir mais tráfego de dados.
O serviço online de transmissão de filmes e séries de TV vem utilizando a tecnologia do Google para obter dobro da qualidade de vídeo com a mesma quantidade de dados, ou metade da largura de banda para a mesma qualidade de vídeo.
De acordo com o blog, que acompanhou alguns testes in loco a convite da empresa, pode verificar na prática a diferença de qualidade entre o antigo codec e o novo VP9 a partir de dois smartphones Nexus 6P.
“Ambos usavam a mesma internet, mas aquele codificado em VP9 era drasticamente mais claro, com menos artefatos e detalhes aprimorados”, publicou o veículo. “Os conteúdos codificados em VP9 usaram apenas metade da largura de banda – 277kbps em vez de 544kbps do original”.
A Netflix informou que está atualmente em processo de re-codificação de toda a sua biblioteca em VP9 e que todos os usuários – mesmo aqueles em países com super conexões – poderão ver uma melhoria significativa.