Google Perspective usa aprendizado de máquina para identificar comentários abusivos

O Google e a Jigsaw, ambas as empresas controladas pela Alphabet, anunciaram a Perspective, nova tecnologia para empresas de mídia e plataformas online que poderia ajudar na identificação de comentários abusivos em seus sites.

“Os veículos de comunicação querem encorajar o engajamento e a discussão em torno de seu conteúdo, mas identificar em meio a milhares de comentários aqueles que são ofensivos ou abusivos requer muito dinheiro, trabalho e tempo”, disse Jared Cohen, presidente da Jigsaw, em entrevista para a Reuters.


“Como resultado, muitos sites bloquearam a função de uma vez por todas. Mas eles nos dizem que essa não é a solução que eles querem. Achamos que a tecnologia pode ajudar”, acrescentou.

O sistema, construído usando o aprendizado de máquina TensorFlow, é capaz de analisar os comentários e classificá-los com base em modelos “tóxicos” reportados pelos usuários.

A ferramenta vem sendo testada pelo jornal New York Times e outros veículos de imprensa, como o The Guardian e a revista The Economist. Com relação as redes sociais, os executivos não especificaram se Facebook e Twitter teriam interesse no produto.

Comente!