Google celebra 340º aniversário da determinação da velocidade da luz

O Google está celebrando o 340º aniversário da determinação da velocidade da luz com um doodle especial em diversos países da América, Europa, Ásia e Oceania.

A determinação da velocidade da luz ocorreu em 1676 em uma demonstração que a luz tem uma velocidade finita, e por isso, não viaja instantaneamente. A descoberta tem sido geralmente atribuído ao astrônomo dinamarquês Ole Rømer (1644-1710), que estava trabalhando no Observatório Real em Paris na época.


Cronometrando os eclipses da Lua de Jupiter Io, Rømer estimou que a luz levaria cerca de 22 minutos para percorrer uma distância igual ao diâmetro da órbita da Terra em torno do Sol. Isso daria a luz a uma velocidade de cerca de 220.000 quilômetros por segundo.

A Teoria de Romer foi controversa na época e nunca convenceu o diretor do Observatório Real, Giovanni Domenico Cassini, a aceitá-la totalmente. No entanto, ele ganhou apoio entre outros filósofos do período, tais como Christiaan Huygens e Isaac Newton.

A velocidade foi confirmada quase duas décadas após a morte de Romer, com a explicação em 1729 da aberração estelar do astrônomo Inglês James Bradley.

Comente!