RAISR: Google usa aprendizado de máquina para melhorar imagens de baixa qualidade

A equipe do Google Research revelou que o Google vem trabalhando no “RAISR” (“Rapid and Accurate Image Super-Resolution“) capaz de utilizar o aprendizado de máquina para produzir versões de alta qualidade de imagens de baixa resolução.

De acordo com o Google, a tecnologia inovadora vem sendo desenvolvida com foco em melhorar as imagens de baixa qualidade da internet para elas sejam melhor visualizadas nos mais recentes monitores de computadores ou telas de dispositivos móveis.


“Introduzimos uma técnica que incorpora aprendizado de máquina a fim de produzir versões de alta qualidade de imagens de baixa resolução”, publicou Peyman Milanfar, Research Scientist.

“RAISR produz resultados que são comparáveis ou melhores do que os métodos de super-resolução atualmente disponíveis, e faz isso aproximadamente 10 a 100 vezes mais rápida, permitindo que seja executado nos dispositivos móveis em tempo real”.

O buscador explicou que o RAISR aprende com cada pixel da imagem original e seleciona o filtro mais adequado para recriar os detalhes em alta resolução. Além disso, a técnica evita os serrilhamentos que possam existir em imagem de baixa resolução.

Você pode visualizar abaixo alguns exemplos do RAISR em funcionamento:

Google Raisr

Google Raisr 2

Comente!