De acordo com uma reportagem da Bloomberg, o Google desistiu de lançar seu projeto de “braços robóticos”, que visava fabricantes e operadores de armazém, após falhar no “toothbrush test”.
O “teste da escova de dentes” (em tradução aberta) é uma política criada pelo co-fundador do Google, Larry Page, que diz que o Google não vai comercializar produtos que não possa ser usado diariamente por bilhões de pessoas.
A empresa teria construído em torno de 50 braços robóticos capazes de levantar cerca de 5 quilos cada um, de acordo com uma pessoa familiarizada com o projeto.
Elas [máquinas] foram concebidas originalmente pela Meka Robotics, uma startup adquirida pelo Google em 2013, de acordo com uma fonte da Bloomberg.
Embora o projeto não tenha foco comercial, o buscador ainda vem treinando os braços robóticos com a ajuda de uma rede neural convolucional que faz os robôs a preverem o resultado de seus apertos, algo muito próximo de uma coordenação “olho-mão”.
Em outros casos, os braços robóticos do Google podem ser vistos “aprendendo” a pintar (ou não…):
3 comments
Estou suspeitando que o Google está se preparando para uma retração econômica. Vários projetos caros estão sendo colocados em ‘dúvida’.
O Google tem muita informação sobre o aquecimento econômico mundial; pelo rastreio de movimentação humana via celulares android – por exemplo.
[sim, é uma teoria que inventei agora. hehe]
É difícil pensar que alguma empresa não teria interesse nesses braços robóticos. Será que os dados não mostraram isso para eles? Hahaha
Talvez seja mais lucrativo vender as patentes e setor para outra empresa.
Acho que o Google ainda segue um pouco da cultura do Steve Jobs de enxugar a linha de produtos (que nem a Apple segue mais).