Google celebra aniversário do Calendário Gregoriano

O Google está exibindo hoje um doodle especial que celebra os 434 anos do Calendário Gregoriano.

“Os dias 5 a 14 de outubro de 1582, o tempo foi apagado. Não literalmente, é claro; apenas no calendário. Esses dez dias foram declarados inexistentes pelo então Papa Gregório XIII, como parte de um realinhamento do calendário juliano, implantado por Júlio César em 46 aC. Em meados da década de 1570, descobriu-se que o calendário juliano estava 10 dias atrasado com as estações do ano. Por exemplo, a Páscoa começou mais tarde na primavera do que deveria e, eventualmente, invadiu o verão. A mudança no calendário resultou no ano solar (o tempo que leva a Terra para dar uma volta em torno do Sol), com 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, mas havia um erro anual de 11 minutos e 14 segundos no calendário juliano.


Papa Gregório salvou o dia (e a época) com a nomeação de uma comissão para resolver o problema. Levou cinco anos, mas, eventualmente, o grupo, liderado pelo médico Luigi Giglio e astrônomo Christopher Clavius, propôs eliminar três anos bissextos a cada 400 anos para manter o calendário. Para fazer a transição para o calendário gregoriano, dez dias foram declarados oficialmente inexistentes, sendo dia imediato após a quinta-feira, 4 de outubro, fosse sexta-feira, 15 de outubro de 1582. Foi primeiro executado pela Itália, Espanha e Portugal, o calendário gregoriano é o sistema mais utilizado de hoje”, publicou a empresa.

6 Replies to “Google celebra aniversário do Calendário Gregoriano

  1. Renê, o que aconteceu com os comentários do Google Discovery?
    E seus fakes idiotas, achando que estão fazendo graça, estamos é com vergonha alheia de vocês. Ou pior, de você verme inútil, que criou vários fakes…

    1. Infelizmente os comentários foram atacados na madrugada. Já fiz a limpeza.

        1. Notei que banir não significa “apagar” para o Disqus. Apaguei manualmente.

    1. O Disqus agora é pago. Tivemos que voltar para o sistema nativo de comentários até encontrar uma nova opção.

Comente!