Blog oficial do Google abandona o Blogger

25
2650

O Google anunciou hoje o “The Keyword“, um novo espaço institucional da gigante de Mountain View que incorpora todos os 19 blogs oficiais em um único local.

“The Keyword incorpora todas as coisas que nós tínhamos por 19 blogs, em um só lugar – assim você não tem que saltar de um blog para outro para encontrar a atualização mais recente. Se você está procurando algo no Google a partir de agora, as chances são de que esteja aqui”, publicou Emily Wood.


Assim como no Google Discovery (legal, né?), os leitores do “The Keyword” podem acompanhar os produtos do Google por meio de categorias ou ler as últimas notícias na timeline da página inicial.

No entanto, algo chama muito a atenção: o Google abandonou o serviço do Blogger. A plataforma utilizada pelo buscador não parece ser uma versão customizada do WordPress, mas uma ferramenta inteiramente proprietária.

Luz vermelha no Blogger

Lançado em 1999 e adquirido pelo Google em 2003, o Blogger é uma plataforma de publicação que não tem acompanhado o ritmo da internet. A última onda de updates significantes ocorreu em 2013, durante a tentativa de integrar o Blogger ao Google+.

Até esta mesma data, o Google afirmava a existência de 500 milhões de usuários ativos na plataforma. No entanto, nos últimos três anos, o Blogger praticamente desapareceu de qualquer ranking de mídias sociais.

Concorrente do Blogger, o website Medium, não exige do usuário qualquer conhecimento em templante ou esforço para que as publicações atinjam os leitores. Os autores, então, podem se dedicar a criação de textos de alta qualidade.

Estaria o Blogger a caminho do desligamento?

25 COMENTÁRIOS

  1. Renê mas a monetização que se tem utilizando o blogger, como você acha que ficaria? Eu não conheço os outros serviços mas eles tem essa possibilidade? Será que a monetização pelo blogger pode vir a acabar? Gostaria de ouvir seu ponto de vista.

    • Não duvido que a Google esteja pensando em comprar outra plataforma de blogs (dessas de arrastar e soltar) atualmente no mercado e integrá-la ao Adsense e outros produtos.

    • Se eles vierem a desligar, com certeza devem criar uma ferramenta que você possa exportar seus posts para o WordPress e outras ferramentas. Quanto ao AdSense, você teria que instalá-lo em outro local.

      • Mas como que eu faço pra ver o destaque de “AMP” nos resultados de pesquisa? E outra, o acesso pelo Chrome e pelas Chrome Custom Tabs funciona mais rápido também? Ou só pelo aplicativo do Google/Google Now?

  2. Vamos por partes.
    O blog do Blogger não vem sendo atualizado há meses. Isso é fato!
    Os blogs dos produtos da Google já vinham com um endereço diferente do Blogspot.com há tempos. Algo como se estivessem mesmo testando uma plataforma com o nome Googleblog.com.

    Ou seja, é cedo demais para dizer que a Google abandonou o Blogger!

    • A mudança para Googleblog.com foi bem recente, lá em meados de março/16. Apesar da troca de URL, as publicações ainda utilizavam a plataforma do Blogger. Desta vez, porém, eles a abandonaram por completo.

      • Mas o título foi sensacionalista. o Blogger continua. A Google utilizou um layout diferente que pode ou não ser integrado como um novo template no Designer de modelo.

  3. Não acho que o Blogger vá ser descontinuado, pelo menos nem tão cedo. Só faz 3 anos que eles fizeram várias atualizações na plataforma, e acho que esse foi um sinal de que o negócio não está completamente abandonado. Essa nova plataforma talvez eles estejam testando e depois lançarão para o público, mas para o Blogger ser descontinuado mesmo levaria um tempo. Acho que se acontecer vai demorar.

    Sobre o Medium, acho que ele é muito bonito e intuitivo, mas não se compara ao Blogger porque é muito simples. Ele é como um perfil de rede social, que não tem como mudar template, não tem como ter um domínio próprio facilmente, não tem como monetizar. E você não tem uma maneira simples de ver posts antigos (como um arquivo).

  4. Há tempos que eu já imaginava isso. Plataforma de verdade tem que ser Open Source, principalmente de conteúdo. O Blogger não seguiu o ritmo dos sites responsivos, seus templates são complicadinhos não ajudam em SEO. Se até o blog oficial do tio Google abandonou a própria plataforma, daqui pra frente será um Deus nos acuda. Não vejo mais motivos pra permanecer usando o Blogger, vários recursos úteis estão em falta. O que o salva é a facilidade de publicação. Migrem pro WordPress, por favor!

  5. NÃO, o blogger não está a caminho do desligamento.

    Como bem fala no início dessa postagem, o “The Keyword” é um espaço institucional, logo esse foi o motivo pelo qual o Google migrou o seu conteúdo espalhado em blogs (no Blogger) para seu CMS institucional. E isso acredito que se trate apenas de uma organização mais eficiente e produtiva do conteúdo postado pelo mesmo sobre seus produtos e as novidades.

    19 blogs com posts vez e outra sendo publicados em cada um deles ou um único espaço categorizado com conteúdos publicados com mais frequência nesse site? Imagino que o Google preferiu criar esse espaço para organizar melhor seu conteúdo e publicações, e não por que estaria abandonando o Blogger.

    Exemplo de que não está acontecendo nenhum desligamento é a home do Blogger (blogger.com) que foi atualizada, transmitindo mais sobre o Blogger como um produto/serviço para o usuário optar na hora de escolher uma plataforma de criação de blogs e gerencimento de conteúdo na web. E nenhuma empresa desligaria um serviço com centenas de milhões de usuários.

    VALEU!

Comente!