Google Allo oferece envio de SMS gratuito

29
6281

O Google Allo, que finalmente está disponível para Android e iOS, trouxe uma funcionalidade que permite enviar SMS gratuito para aqueles que ainda não instalaram o aplicativo.

De acordo com o buscador, a funcionalidade permite entrar em contato, sem qualquer custo, com aqueles que ainda não instalaram o Google Allo em seus aparelhos.


Para possibilitar o envio de mensagens gratuitas, o Allo retransmite a mensagem SMS por meio dos servidores do Google que encaminha para o destinatário utilizando um número de cinco dígitos.

No Android, as mensagens são visualizadas dentro de uma visualização do aplicativo gerada pelo Google Play Services que carrega parte da aplicação em poucos segundos.

google-allo-preview

As mensagens, então, podem ser respondidas (ou ignoradas) pelo destinatário sem a necessidade de instalar o Google Allo. Em caso de uma resposta, os remetentes recebem a mensagem dentro do app.

google-allo-preview-2

29 COMENTÁRIOS

  1. Então eu posso estar offline e enviar mensagem para alguém que essa pessoa recebe?

    • Existe a necessidade de você ter uma conexão com a internet. A implementação somente facilita no contato com aqueles que ainda não possuem o Allo.

        • Creio eu que a ideia não é deixar a comunicação offline, e sim uma forma de trazer mais usuários ao serviço.

          • Não é convertida. O contato recebe por um outro app, integrado ao Google Play Services. Não tem NADA a ver com SMS. A não ser que o Services da pessoa não esteja atualizado, neste caso terá um “Convidar” na frente do contato e aí sim, só por SMS (pagando, É CLARO).

      • Da para responder sem o Allo. Portanto podemos assumir que é sem nenhum aplicativo (se é para instalar um então Allo seria ele). Nesse ponto arrisco que a unica forma dessa resposta existir é por SMS.

    • É sms pra quem recebe, mas pra quem envia é uma mensagem comum do Allo que precisa de internet.

  2. Chance de gratuito ser gratuito no Brasil está estimada em 1% (com 1% de margem de erro). A menos, claro, que a “sms” necessite internet para funcionar….

      • O impedimento:
        “As mensagens, então, podem ser respondidas (ou ignoradas) pelo destinatário sem a necessidade de instalar o Google Allo. ”
        Isso parece ser SMS. Isso usa telefonia (ou que app que vai mandar?). Tudo de telefonia no Brasil é diferente do resto do globo, mais caro, impraticável.

        • Assim como ocorre com a agenda, será enviado por um número da Google. Responder sem o app será uma decisão do destinatário, e acredito que, neste caso, pela lógica, será um SMS como todos os outros, ou seja, será cobrado pela operadora dele.

          • Estão falando besteira. NÃO é SMS, esquece SMS! O post é um click bait e/ou mal informado. É apenas um “semi”-Google Allo (sem interface) integrado no Google Play Services que envia/recebe mensagens através da INTERNET, e não da rede de telefonia.

            Tanto que só dá pra mandar pra pessoas com o Google Play Services atualizado. Se tentar mandar pra outra pessoa AÍ SIM, abre o app de SMS com a mensagem para enviar, e é cobrado normalmente (tanto pra vc, quanto pra pessoa se ela te responder).

          • É SMS, eu testei, enviando para um número que não havia instalado (sem me cobrar). Chegaram três SMS: um, super invasivo, dizendo que EU havia cadastrado aquele destinatário no Allo, dando a opção responder com SAIR, por exemplo; outro, com a mensagem que eu enviei, e um terceiro, com o link para baixar o app.

          • Sim, tem um 3º caso onde, aparentemente se o Android for atualizado mas o Play Services não (especulação, pois ninguém sabe), aí sim é enviada uma “SMS”, mas do número do Google, e precisa estar conectado na internet para enviar mensagens e receber respostas, ou seja, bem distante de um recurso que “oferece envio de sms gratuito”.

  3. Eu achei a ideia excelente. Não vejo a hora de usar e compartilhar a informação do Allo por aqui.

  4. Não tem nada a ver com SMS. É tudo feito via Google Play Services e usa a internet, tanto para enviar quanto pra receber. Um exemplo é de que nos prints da postagem, o celular está em modo avião!

    Minha dúvida é; Por que não são todos contatos que posso enviar esse tipo de mensagem?

  5. Está funcionando no Brasil? Pq aqui abre o app padrão de SMS com o convite. Ou não estou sabendo como faz.

  6. Click bait ou má informação? Não tem nada a ver com SMS. Uma atualização recente do Play Services trouxe um “semi”-Allo sem interface pra receber e responder mensagens enviadas pelo Allo completo (que nem ao menos envolve qualquer app de SMS).

    Para contatos com o Services desatualizado aparece “CONVIDAR” na frente, e ao tentar enviar uma mensagem o app de SMS é aberto, e é pago normalmente tanto pra enviar quanto para o contato responder.

Comente!