A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou ontem a PL 5596, um Projeto de Lei de 2013, que visa banir qualquer serviço que informe os motoristas sobre a existência de blitz no trânsito.
Proposto pelo deputado Major Fábio, do PROS/PB, o texto proíbe que motoristas conduzam veículos com o auxílio de aplicativos e serviços que avisem sobre a presença de blitz ou radar, sob a pena de multa de R$50 mil para o infrator.
Nos EUA, o Waze também tem sido questionado pelas autoridades pois os alertas de policiais poderiam colocar a vida dos agentes em perigo e transformá-los em alvos de criminosos.
Um porta-voz do Google comentou que os avisos oferecem segurança aos motoristas:
“Essas relações mantém os cidadãos seguros e promovem uma resposta de emergência mais rápida. Além de ajudar a aliviar o congestionamento das vias”, disse Julie Mossler.
8 comments
estado criando leis inúteis
Pior que desta vez eu sou obrigado a concordar com a legislação inútil. Afinal de contas, motoristas em situação irregular podem usar aplicativos como o Waze para fugir da blitz e tal, além de ser fácil para criminosos atacarem policiais. Banir o aplicativo é excessivo, porém, bastava exigir que a função fosse desabilitada.
Exato. Essa questão é um pouco mais complexa do que parece.
Acho justíssimo. Deviam proibir mesmo esse tipo de informação. Seria a mesma coisa que avisarem aos atletas quais deles vão ser examinados por doping antes dos jogos. –‘
como se não existisse outro método de saber onde tem blitz. Até parece que o ladrão vai obedecer… quanta ingenuidade. Podia também proibir arma de fogo no país inteiro hein. Opa! já é!
Ou seja, estão confirmando o que todos sabemos: as blitz e radares não visam diminuir acidentes e aumentar a segurança, mas sim sustentar a indústria da multa. Em vez de apoiarem algo que faz com que os motoristas reduzam a velocidade, preferem proibir, para que os motoristas continuem pagando multas em detrimento da tal segurança.
Lei sugerida por um militar, com certeza não seria algo bom.
só não andar com veículo irregular não tem problema nenhum, quem acha errado é por que problema tem! povo sem vergonha sempre querendo burlar a lei.