Google pode transformar YouTube em rede social

De acordo com fontes do Venture Beat, o Google teria planos para transformar o YouTube em uma rede social com posts de textos, imagens e enquetes nas páginas de canais.

O recurso, que tem sido chamado de “Backstage” entre os funcionários do Google, pode transformar o YouTube em um destino de conteúdo diferenciado, competindo diretamente com o Facebook e Twitter.


Os posts compartilhados no Backstage seriam apresentados em ordem cronológica inversa e os inscritos poderiam acompanhar as novidades por meio de uma timeline e notificações.

Além disso, o Backstage ofereceria um espaço para que os YouTubers possam publicar vídeos de bastidores e outros tipos de conteúdos para os fãs famintos.

Backstage tem previsão de lançamento até o final do ano para as contas populares do YouTube e o funcionamento será adaptado para os smartphones e desktops.

18 Replies to “Google pode transformar YouTube em rede social

    1. Parece que o Google resolveu apostar nessa novidade com base em sugestões dos próprios YouTubers, Então é melhor aguardar e ver o que vai acontecer.

  1. Acho que o YouTube é a maior aposta deles. Mas também é a mais arriscada. Qualquer mudança muito drástica e os visitantes já vão ficar insatisfeitos, o que abriria uma oportunidade para os concorrentes…

    1. O Felipe Neto disse no Twitter que era um dos recursos que eles mais precisavam até hoje. Parece que o Google vai acatar muitas das sugestões feitas por eles.

    1. Novidades são sempre bem vindas! E esse recurso vai funcionar em paralelo, sem alterar as principais características do YouTube.

      1. Nem sempre novidades são bem vindas. Nesse caso, vai descaraterizar o YouTube.

  2. Deixa eu ver se entendi: será uma rede social que vai permitir postagens em textos e imagens, mas só para quem tem um canal, certo? Isso quer dizer que pessoas comuns não conseguirão ter “perfis” comuns lá só para postar as coisas, elas teriam que ter um canal também. Se for assim, acho que é bom, vai deixar os canais mais completos de conteúdos, vai abrir novas possibilidades para os YouTubers. Mas se permitir que todos criem um perfil lá, aí seria um erro, porque transformaria o YouTube num segundo Google+, coisa que não precisa.

    1. Por isso eles vão abrir essa novidade somente para os maiores YouTubers neste primeiro momento. Assim que a ferramenta estiver realmente bem aceita, eles poderão ampliá-la para as marcas e outros produtores.

  3. Interessante, talvez o próprio sistema de comentários se torne parte do Backstage, se vc comentar num vídeo, e esse vídeo estiver no backstage, poderá aparecer lá tmb

    1. Por enquanto, segundo os rumores, o Backstage será uma nova guia dentro do canal.

  4. “Backstage ofereceria um espaço para que os YouTubers possam publicar vídeos de bastidores e outros tipos de conteúdos para os fãs famintos.” Será que é pra concorrer com o snapchat? :D

    Tô achando que o google vai acertar nessa hein…

    1. Backstage poderia tirar a necessidade que os YouTubers tem de ir em outras redes para conversar com o público. Eles poderão fazer tudo por ali e aproveitar suas bases de inscritos.

  5. O potencial do youtube é enorme, ele pode concorrer sim no mercado de redes sociais e até se aventurar no stream de música e outros, é fato que o acervo musical do youtube é gigantesco. Acredito que estas mudanças destacadas serão bem aceitas pelo publico sim.

Comente!