O que já sabemos do Google Allo?

Com o lançamento do Google Duo na semana passada e a liberação do Android 7.0 Nougat nesta segunda-feira, o Google agora pode dedicar seus esforços para a disponibilização do Google Allo nos próximos dias.

Anunciado durante a conferência para desenvolvedores do Google I/O 2016, o Allo é um novo aplicativo de mensagens instantâneas que pretende oferecer uma conversa mais inteligente ao incorporar resultados de pesquisa e recursos de aprendizado de máquina.


Para que isso seja possível, o Allo irá incorporar o Google Assistant e será capaz de entender o contexto de uma conversa existente e oferecer a ajuda necessária em momentos relevantes. No entanto, este recurso não deve chegar ao Brasil tão cedo.

Por outro lado. o Allo oferece alguns avanços que ajudam o aplicativo a ser mais competitivo quando comparado com grandes nomes do setor, incluindo o WhatsApp, Facebook Messenger e o Telegram.

Pacotes de Stickers

Diferente do número limitado de stickers do Hangouts, o Allo virá com três pacotes de stickers por padrão e os usuários poderão baixar outros diretamente dos servidores do Google. Para a estreia do app, o buscador irá oferecer 24 pacotes com stickers.

allo-stickers

Deletar mensagens

Embora não seja possível deletar as mensagens enviadas, os usuários terão a opção de apagar mensagens do histórico de uma conversa. A mensagens pendentes de envio (aquelas com o símbolo do reloginho) podem ser deletadas sem qualquer notificação para o destinatário.

allo-mensagem-deletada

Mensagens de voz

Assim como WhatsApp e o Telegram, os usuários poderão enviar mensagens de voz ao tocar no botão de microfone que fica ao lado do campo de mensagens. Para excluir uma mensagem que está sendo gravada, basta arrastar o dedo para o lado esquerdo. Não há nenhuma grande novidade neste recurso.

allo-voice-recording

GIFs e Anotações em Imagens

Allo segue algumas das novidades anteriores implementadas no Hangouts como o suporte a Gifs (imagens animadas). A novidade fica por conta de anotações em imagens, que auxiliam na hora de destacar algum detalhe em uma imagem ou apenas para deixar o compartilhamento mais divertido.

allo-gifs

Pesquisa

O Google Allo permitirá que os usuários possam fazer pesquisas nas conversas existentes, incluindo mensagens geradas pelo Google Assistant. Em caso de múltiplos resultados, o Allo irá mostrar as referencias por meio de uma lista de resultados.

allo-pesquisa

Modo Anônimo

Similar as conversas secretas do Telegram, o Allo permitirá que os usuários criem bate-papos com mensagens que expiram após um determinado período de tempo, com opções de 5 segundos, 10 segundos, 30 segundos, 1 minuto, 1 hora, 1 dia ou 1 semana após a visualização pelo destinatário. Assim como o Duo, as mensagens do Allo possuem criptografia ponto a ponto.

allo-anonimo

Integração com a conta Google

Embora o Allo funcione a partir do número de telefone, o Google Assistant vai exigir que os usuários aceitem uma conexão com a conta Google para ser capaz de personalizar as informações oferecidas pelo assistente virtual.

allo-conta-google

O que não sabemos?

Ainda não está confirmado se o Allo manterá algum backup com as conversas existentes no aplicativo. Na versão experimental disponível para os beta testers, o histórico tem sido perdido sempre que o aplicativo é desinstalado. Diferente do WhatsApp, o Allo não oferece nenhum serviço de backup neste momento.

14 Replies to “O que já sabemos do Google Allo?

    1. Eu acho que não, a única coisa que pode acontecer é o app vir nativo no Android no futuro, acho que o Telegram (e até mesmo o Messenger do FB) são melhores alternativas. Mas vamos ver, o Google tem um nome de respeito né?

      1. Telegram realmente é TOP, muito superior ao WhatsApp em MUITOS sentidos, só o brasileiro que ainda não percebeu isso, eu saí total do WhatsApp só estou no Telegram

        1. O WhatsApp avançou muito nos últimos tempos com a criptografia, mas ainda faltam os bots e a inteligência artificial que deverão iniciar uma nova guerra internética dos próximos anos.

  1. e nada sobre versão desktop. Google tá achando que tá inovando criando apenas mais um app, que só é mais bonitinho que o whatsapp. e ainda comete o vacilo de não anunciar nada pra desktop ou versão web estável.

    1. Queria saber isso tb. Pois se não tiver um desktop já vai nascer atrasado. Precisa ter.

    2. Não tinha parado para pensar nisto. Realmente precisa vir com uma versão para desktop também

    3. É uma boa questão! E a suposta falta de backup só ajuda a piorar este assunto.

      1. Pro Duo não acho necessário, mas o Allo… Tem que ter. E de preferencia, independente, sem necessidade de ficar com o celular ligado pra funcionar, igual ao whatsapp.

  2. So eu achei o app tosco com balões de conversas ruins sem opção de papel de parede e ainda com recursos (menos o google Assist) comuns e que n fazem muita diferença?

    Telegram ta dando banho nesses apps.

      1. Sim, é o que eu espero de verdade. Uma reformulada visual tornaria o app mais aconchegante e agradaria o público em geral.

Comente!