Chrome Apps serão desativados no Windows, Mac e Linux

17
3872

O Google anunciou hoje que vai desativar o suporte de Chrome Apps no Windows, Mac e Linux; mantendo somente o funcionamento destes aplicativos no Chrome OS.

A decisão vem na sequencia da desativação do Chrome Apps Launcher (Inicializador de Aplicativos do Chrome), que já foi extinto do Chrome no último mês de Julho.


Chrome Apps funcionam como atalhos para sites e permitem iniciar web apps diretamente do navegador, mas a ideia não ganhou popularidade entre os usuários.

“Hoje, cerca de 1% dos usuários de Windows, Mac e Linux usam Chrome Apps”, disse um porta-voz da empresa ao explicar que os avanços da web tornaram os aplicativos do Chrome obsoletos.

“Por um tempo, havia certas experiências que a web não poderia fornecer, como trabalhar offline, envio de notificações e se conectar a hardware”.

A remoção do Chrome Apps será feita até o final de 2016. Na Chrome Web Store, a desativação dos aplicativos está programada para ocorrer segundo semestre de 2017.

17 COMENTÁRIOS

  1. A Área de Trabalho do Google será também desativada ou estou enganado? Pra mim que no computador ele funciona como um Chrome App e mesmo que tenha aplicativo pra celular ele só compartilha telas de computadores que estão conectados à conta…

  2. A funcionalidade de transformar um site em um “app” (Adicionar à área de trabalho) também será removida?

      • Graças a Deus… De longe é uma das minhas funcionalidades preferidas do Chrome… Permite transformar o Whatsapp Web e o Telegram Web em janelas separadas sem precisar instalar nada.

      • Exatamente. Quando eu usava o Chrome gostava muito da ideia dos apps do Keep, Hangouts, Play Music, etc… Só não gostava do desempenho. Vejo como positiva essa retirada, transformar o Chrome num ‘ecossistema’ foi uma ideia ruim do ponto de vista do desempenho, as consequências foram visíveis. Simplificar agora seria benéfico. Mas fico pensando sobre o que acontecerá com os inúmeros bons aplicativos que existem e são usados por muitos.

  3. O Google está é descontente com os bloqueadores de propaganda como o Adblock, muito funcional e que “limpa” os sites de tanta poluição visual, além de aumentar mais a privacidade. Lamentável está decisão. Sou desenvolvedor e sei o quanto apps direto no navegador ajuda tanto na navegação quanto no desempenho, interação e funcionalidades a sites etc.

  4. Acho que isso vai prejudicar muito quem usa os documentos do Google no modo offline, mas vai ser ruim principalmente para as empresas que usam esses softwares através do Google App for Work. Já pensou se a internet cai, e ninguém tem acesso a mais nada porque está offline e o Google não oferece esse suporte? Muito ruim mesmo.

Comente!