Fuchsia: Google está construindo um novo sistema operacional sem estrutura do Linux

De acordo com o Android Police, o Google está construindo um sistema operacional completamente novo e sem qualquer estrutura ou kernel do Linux.

Embora o Google não tenha anunciado qualquer novidade oficialmente, o buscador divulgou detalhes sobre o projeto no GitHub com a descrição: “rosa + roxo == Fuchsia (um novo sistema operacional)”.


O sistema operacional usa um kernel do Magenta, que vem sendo projetado com foco em sistemas orientados para a Internet das Coisas como FreeRTOS ou ThreadX.

No caso do Magenta, o sistema operacional poderia ser projetado para funcionar em smartphones e computadores desktop. Entretanto, não há qualquer indicação de que a empresa vá seguir com a ideia.

Dart seria a linguagem de programação do Fuchsia e uma integração com o Flutter indica de que o sistema operacional vai utilizar Material Design para a interface de usuário.

Seria este o futuro upgrade para unir o Android e o Chrome OS?

6 Replies to “Fuchsia: Google está construindo um novo sistema operacional sem estrutura do Linux

  1. Como assim, “um sistema operacional completamente novo e sem qualquer estrutura ou kernel do Linux.” e, ao mesmo tempo, baseado no kernel do Magenta (que tem heranças Linux)?

    1. Sites gringos tão postando a mesma coisa.
      e.é
      Então nê… sei la.
      Vai que;….

    2. A explicação talvez seja devido ao Magenta ter layers completamente novos.

      1. Agora entendi a confusão: o Magenta em questão foi o nome dado pela Google à versão customizada do “little kernel”.

        https://github.com/fuchsia-mirror/magenta/blob/master/docs/index.md
        “Magenta is a new kernel that powers the Fuchsia OS.”

        “Magenta inner constructs are based on LK but the layers above are new. For example, Magenta has the concept of a process but LK does not. However, a Magenta process is made of by LK-level constructs such as threads and memory.”

        Aliás, se não se importa, acho que seria interessante adicionar essa referência ao “little kernel” no artigo; ele está intrinsecamente ligado ao projeto.

  2. Parabéns pelos textos Renê! É muito bom saber que posso ler as notícias no Android Police e no mesmo dia já ver aqui no Discovery. Esse é o melhor site para brasileiros acompanharem, sempre atualizado e muito bem cuidado. Continue sempre assim!

    1. Bruno, obrigado por seu comentário! Somos um dos poucos sites de tecnologia com atualizações até nos finais de semana. Por ser um assunto no qual eu gosto de acompanhar, o GD consegue muitas vezes ser mais rápido que os grandes portais. :)

Comente!